set

Cursos de Jornalismo e Publicidade são estrelados pelo Guia do Estudante

Os cursos de Jornalismo e Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Brasília (UCB) receberam, neste ano, quatro estrelas na 27ª edição da Avaliação de Cursos Superiores, realizada pela revista Guia do Estudante (GE), da Editora Abril.

A avaliação é feita, em âmbito nacional, por um grupo de pareceristas, após o preenchimento de um questionário pelos coordenadores ou professores dos cursos de todo o País. Os critérios de avaliação tornaram-se mais exigentes desde 2014, pois passaram a seguir alguns padrões que o Ministério da Educação (MEC) também utiliza, tais como: avaliação estrutural, quadro de pessoal, atividades extracurriculares, colocação no mercado, entre outros. “Mantemos-nos bem”, ressalta o coordenador dos cursos estrelados, Joadir Foresti. Segundo ele, há toda uma conjuntura que faz com que o curso tenha quatro estrelas.

Joadir também explica que para alcançar cinco estrelas, os cursos precisariam ter mais egressos no mercado, participar de atividades de relevância social e maior envolvimento em ações comunitárias. Por outro lado, ele chama a atenção para o desempenho do corpo docente. “Na área de Jornalismo, cerca de 73% dos professores publicaram materiais acadêmicos”, informou sobre um dos aspectos cobrado no questionário.
Os cursos podem receber notas de 1 a 5. Entretanto, somente aqueles que recebem 3 (bom), 4 (muito bom) ou 5 (excelente) estrelas são divulgados pelo Guia.

Instrumentos de pesquisa para diversos alunos que estão à procura da instituição ideal para iniciar os estudos, os rankings possuem bastante influência durante a decisão, como foi o caso do aluno Lucas Liberato, que ingressou, neste ano, no curso de Publicidade da UCB. “Foi um dos motivos que me levou a optar pela instituição”, pontuou.

Repercussão

Os graduandos receberam a notícia de forma positiva. “É muito satisfatório saber que estudo em uma das instituições com uma das melhores notas no meu curso”, afirma o estudante do terceiro semestre de Jornalismo, Felipe Augusto.

A aluna do oitavo semestre de Publicidade e Propaganda, Amábile Carvalho, diz que a nota não interfere muito, mas que fica feliz por saber como o curso é realmente bom. “O mercado de trabalho valoriza a origem do diploma e da formação profissional”, acrescenta Amábile.