nov

Professora e estudante da UCB são premiadas em evento internacional de Nutrição

A professora do curso de Nutrição da Universidade Católica de Brasília (UCB) Caroline Romeiro e a discente Letícia Freire foram premiadas durante o 3º Meetin da International Society of Sports Nutrition (ISSN – Brasil), evento dedicado a promover a ciência e a aplicação da nutrição esportiva e suplementação baseadas em evidências. Esse é o terceiro evento realizado no Brasil e aconteceu em Brasília, nos dias 17, 18 e 19 de novembro.

O ISSN Brasil abriu espaço para estudantes e interessados na área de nutrição esportiva escreverem artigos científicos para a revista do evento, distribuída gratuitamente a todos os participantes. Uma comissão julgadora definiu os melhores artigos e seus autores foram premiados. A estudante da UCB e a sua orientadora apresentaram o trabalho de Iniciação Científica “Avaliação do peso e saciedade em camundongos durante oito semanas de treinamento endurance associado à dieta enriquecida com frutooligossacarídeos”.

O trabalho de IC apresentado por Letícia faz parte de um projeto de pesquisa maior, orientado pelo prof. Dr. Octavio Luiz Franco, do Programa de Pós-graduação Strictu Senso em Ciências Genômicas e Biotecnologia da UCB, que é a pesquisa realizada no doutorado da prof.ª Caroline Romeiro.

“No ano passado o nosso trabalho foi premiado pela primeira vez. Fiquei muito feliz com a premiação pela segunda vez este ano, afinal, o reconhecimento reflete toda nossa dedicação à pesquisa”, destacou a professora Caroline Romeiro.

“Ver a nossa pesquisa ganhando o prêmio principal, pelo segundo ano consecutivo é algo que nos mostra que estamos sendo reconhecidos por todo o esforço. Para mim é ainda mais gratificante a oportunidade de vivenciar isso ao longo da graduação, fechando essa etapa da melhor forma, com meu trabalho de conclusão de curso sendo premiado, experiência essa que somente a Iniciação Científica poderia proporcionar. Penso que a Iniciação Científica abre muitas portas para nós estudantes, nos apresenta um mundo novo e ensina a ter senso crítico, o que é ótimo levando em consideração que dentro da nutrição estamos sendo sempre bombardeados de informações errôneas e equivocadas. Tenho objetivo de crescer no meio acadêmico, agora com a finalização da graduação pretendo iniciar o mestrado e me sinto muito mais preparada”, destacou a estudante Letícia.