//
2010
out
28

Egressos de Engenharia Ambiental auxiliam empresas e indústrias

Estabelecimentos que respeitam o meio ambiente ganham o respeito de todos. É sob esta máxima que os colegas Willem Barbosa e Gilson Eneas fundaram a ECOMAPA (Empresa de Consultoria em Meio Ambiente e Projetos Agrários). Formados em Engenharia Ambiental na Universidade Católica de Brasília, os dois viram uma grande oportunidade no mercado: a de auxiliar empresas, indústrias e produtores a agirem sem prejuízo ambiental.

A partir de um projeto apresentado à Incubadora Tecnológica de Empresas e Cooperativas da UCB (ITEC), Willem e Gilson conseguiram o apoio que precisavam para executar a ideia. Com auxílio jurídico, empresarial e de infraesrtutura, lançaram a ECOMAPA no mercado e foram em busca de clientes interessados. Há parceria com a Católica já dura dois anos e hoje a empresa oferece um grande leque de serviços.

Toda essa demanda se deve ao crescimento das discussões sobre preservação ambiental nas esferas política e social. Nos últimos 20 anos, a fiscalização e as exigências dos governos contra a depredação e utilização indiscriminada de recursos tem crescido exponencialmente. Assim, para ajudar empreendedores a se adequarem às regras e melhorarem a qualidade de seus serviços, a ECOMAPA elabora estudos em diferentes áreas da engenharia ambiental.

Gerenciamento de resíduos sólidos industriais e de serviços de saúde são exemplos do que a empresa oferece. Sempre guiada pela legislação brasileira e do DF, elabora planos de orientação para lidar da forma correta com esse tipo de material. Entre outras atividades, estão também o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas e o Laudo de Impacto de Ruído, que se aplica a empreendimentos no ambiente urbano como bares, boates etc. 

Para o funcionamento de qualquer atividade possivelmente poluidora, o DF exige o licenciamento prévio do IBRAM (Instituto Brasília Ambiental). Para atender às exigências do órgão, a ECOMAPA vistoria e acompanha a implantação do empreendimento para orientar mudanças e instalações necessárias. A Empresa realiza ainda um relatório de impacto ambiental, voltado a grandes obras que, sem um projeto formulado, podem danificar de forma significativa a vegetação, sistemas fluviais, entre outros.

Com essas e outras atividades, Willem e Gilson pretendem se estabelecer no DF como referência de responsabilidade e ética ambiental. Para eles, é necessário cada vez mais investimentos em tecnologia e estrutura que garantam o mínimo impacto possível e a máxima qualidade de serviços. É a vez do meio ambiente, que se tornou a pauta de estudantes, empresários e governantes.
 

Publicado por Tiago Mendes

Notícias Recentes

12 maio 2025
Olhar em Movimento: Patricy Albuquerque abre exposição de fotos
08 maio 2025
Habemus Papam!
07 maio 2025
1ª Feira de Carreiras reúne mais de 30 empresas na UCB
Skip to content