//
O palestrante tratou das novidades, perigos e perspectivas para o futuro com relação à internet e esta foi comparada à era da imprensa. De acordo com Jeanneney, “o sentimento de Gutenberg é o mesmo de que temos hoje”. Johannes Gutenberg possibilitou a impressão e a cópia muito mais rápida de livros e jornais. Isso é exatamente o que acontece nos tempos atuais com a internet: a multiplicação de informações.
Alguns pontos foram destacados por Jean, tais como o fato de as pessoas poderem ter acesso às informações mesmo não sendo atuais, poderem multiplicá-las infinitamente e coisas negativas, como a integridade de obras, que acaba sendo modificada. Destacou também o caso da Wikipedia, que produz material para pesquisas e é uma construção feita por todos, o que acaba sendo negativo, já que a veracidade fica comprometida.
Jeanneney finalizou falando sobre a influência da internet no fim dos impressos e enfatizou: “o jornal impresso não acabará, o que vai acontecer é o fato de se exigir profissionais cada vez mais qualificados”.