Estudantes da UCB mobilizam população do DF sobre TV Digital

Estudantes do projeto Migração para Televisão Digital (MTVD) da Universidade Católica de Brasília (UCB) estiveram, no dia 20 de outubro, no Centro Educacional 104 do Recanto das Emas, em ação para informar estudantes e população geral sobre a necessidade de migrar do sinal analógico para o digital. O sinal analógico de televisão será desligado em Brasília e em nove cidades do Entorno do Distrito Federal até o dia 17 de novembro.

A comunidade tirou dúvidas e participou de uma oficina sobre a migração do sinal analógico da televisão para o digital. Os beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal também terão a oportunidade de realizar o agendamento para a retirada do kit digital gratuito, composto de conversor, antena e cabo.

Delvanor Soares da Paz, responsável pela oficina no ônibus itinerante, apresentou as funcionalidades do conversor digital, que podem ter funções complementares. “Os estudantes poderão ver que o sinal digital tem uma qualidade melhor, tanto de imagem como de imagem. Com o conversor, mesmo instalado na televisão de tubo, a imagem se compara à uma televisão moderna, por exemplo. Existem tecnologias e funções agregadas ao conversor, como USB, para gravar programação, e interatividade com cabo de rede de internet”, explicou.

Wendell da Silva, do curso de Física da UCB, 7º semestre, explicou que a ideia inicial era abordar o público escolar para replicar a informação para as outras pessoas e familiares. “Construímos um público de multiplicadores de informações. A migração do sinal analógico é importante porque a partir da TV, podemos ter a expectativa de uma comunicação melhor, como internet e telefonia. Divulgando as informações para crianças de escola e adolescentes as ideias chegarão às casas e os pais poderão migrar o sinal. Em algumas escolas, nas aulas de física do 2º ano, explicamos sobre comprimento de onda, pulsação, frequência e propagação, que impactam na melhoria do sinal”.

Para Diana Mendes, Serviço Social, 8º semestre, é essencial levar o conhecimento a quem precisa. “É um direito adquirido da pessoa por fazer parte dos programas do governo federal para pegar o kit composto por quebra-cabeça e panfletos. Ao ligar no telefone 147, é possível fazer agendamento e contar com a ajuda e suporte de um Antenista Amigo gratuitamente”.

Parceria
A Migração para Televisão Digital (MTVD) é o resultado do convênio da Universidade Católica de Brasília (UCB) com a Seja Digital, antiga Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD). O objetivo do convênio é sensibilizar a população sobre o desligamento do sinal da televisão analógica, nas regiões administrativas de Areal, Arniqueiras, Ceilândia, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia e Taguatinga. O MTVD conta com a participação de professores e estudantes (bolsistas e voluntários) dos cursos de Computação, Comunicação Social, Licenciaturas, Saúde, Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Mestrado em Comunicação.

Programa de distribuição de kits
O kit gratuito com antena e conversor é destinado aos beneficiários de Programas Sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e muitos outros.

Agende a retirada do seu kit gratuito.

Saiba mais no site da Seja Digital.

Publicado por Tiago Mendes