//
A atividade realizada pelo Projeto "Abordagem interdisciplinar na promoção de saúde e impacto na qualidade de vida de pacientes portadores de diabetes mellitus", da Universidade Católica de Brasília, conseguiu orientar um grande número de passantes no dia 13 de novembro, na rodoviária do Plano Piloto.
Formado pelos cursos de Biomedicina, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Farmácia, o projeto contou com a parceria da Associação de Diabéticos de Brasília e apoio do Programa de Educação e Controle de Diabetes da SES-DF para atender 1.350 pessoas, que se submeteram, entre outros testes, ao de glicose capilar. Foram encontradas 197 pessoas com alguma alteração.
No local o curso de Odontologia da UCB realizou avaliações e comentou com os pacientes sobre doença periodontal e saúde bucal no diabético. O curso de Biomedicina realizou análises glicêmicas e aferição da pressão arterial junto com outros profissionais da secretaria de saúde. Além de realizar orientações, o curso de Fisioterapia falou aos interessados sobre a prática e a importância de exercícios físicos e alongamentos.
O projeto é uma atividade interdisciplinar da UCB e mantém, gratuitamente, o serviço de atendimento a diabéticos em cada uma das áreas dos cursos envolvidos. Essa não é a primeira vez que professores e estudantes da Universidade realizam uma ação como essa. Durante a II Feira de Aprendizagem, que aconteceu de 26 a 28 de outubro no Campus I da Católica, o grupo realizou atividade semelhante com alunos, corpo docente, pacientes e visitantes.