2025
ago
05
Acolhida

UCB dá boas-vindas aos calouros do segundo semestre de 2025

Com corredores cheios e expectativas renovadas, a Universidade Católica de Brasília deu início ao segundo semestre letivo de 2025 com a tradicional acolhida dos calouros, nesta segunda-feira, 4 de agosto. Nos períodos da manhã e da noite, os novos estudantes foram recebidos por coordenadores, veteranos, representantes da Atlética, empresas juniores e diversos setores da universidade. A programação continuou no dia 5 de agosto, com a recepção aos calouros do campus Ceilândia, e já havia começado no dia 26 de julho, com a acolhida dos estudantes dos cursos EAD, semipresenciais e híbridos, realizada no campus Taguatinga.

Entre os mais de dois mil estudantes que começaram sua jornada na Católica neste semestre está Maria Eduarda Moura, caloura do curso de Direito. Realizar o sonho de estudar na UCB tem sabor de conquista. “Eu sempre quis estar aqui. Desde pequena sonhava em estudar na Católica, não importava o curso. Agora estou realizando esse sonho”, contou.

Apaixonada por séries jurídicas, Maria Eduarda quer mais do que aprender sobre leis: ela quer transformar a vida das pessoas por meio da Justiça. “Quero ser juíza. Quero que as pessoas confiem no meu trabalho. Estou aqui para aprender tudo o que for possível”, disse, com brilho nos olhos ao saber que, já na graduação, poderá atender a comunidade por meio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), um dos orgulhos do curso.

A chegada à universidade também marcou um novo começo para Leticia Holanda, que inicia o curso de Biomedicina. Bolsista do Prouni, ela sonha com as possibilidades e já tem planos de participar de projetos de extensão e de iniciação científica. “Quero aproveitar tudo. Entrar em várias iniciativas, aprender na prática, com a mente aberta. Tô muito animada com as oportunidades que vou ter aqui.”

Na abertura da programação, a reitoria foi apresentada aos novos estudantes. Estiveram presentes o reitor Carlos Longo, o pró-reitor administrativo, Leonardo Galvani, o pró-reitor de Educação a Distância, Fellipe Zaremba, e o pró-reitor de Identidade e Missão, Pe. Isaac Celestino. Professor Longo deu as boas-vindas aos novos estudantes e incentivou os calouros a viverem a universidade em toda a sua plenitude: “Vocês estão entrando numa universidade de verdade. Além do curso, há uma experiência enorme esperando por vocês. Tem pesquisa, tem empresa júnior, startup, residência acadêmica, intercâmbio. Às vezes, do seu lado, você encontra um parceiro de vida ou de negócio.”

Longo destacou ainda que a UCB oferece oportunidades concretas para quem quer ir além. “Essa semana mesmo, estudantes da Biologia e da Odontologia estão no Ártico fazendo pesquisa com nossos professores. Vivam intensamente tudo o que a universidade pode proporcionar. Vão além do seu curso. Aqui tem muita coisa fantástica pra fazer”, afirmou.

O pró-reitor de Educação a Distância, Fellipe Zaremba, reforçou o convite para que os novos estudantes explorem desde o primeiro dia tudo o que a universidade oferece. “Tudo o que você faz começa aqui. Então aproveite para conhecer o coordenador do seu curso, visitar os estandes e já dar o primeiro passo no planejamento da sua carreira”, orientou.

Zaremba também destacou as inovações que vêm sendo implementadas na modalidade EAD e que em breve estarão disponíveis para todos os estudantes, independentemente do formato da graduação. “Temos muitas novidades, como o uso de inteligência artificial para apoiar os estudos, além de laboratórios virtuais e experiências com realidade aumentada. Este momento foi preparado com muito carinho pela equipe da UCB para você”, disse o pró-reitor.

Além dos discursos de boas-vindas, os calouros puderam conhecer os projetos de iniciação científica, extensão, oportunidades de intercâmbio, grupos de pesquisa, startups incubadas na universidade, a residência acadêmica, e o espaço de empreendedorismo.

Publicado por Lorenna Kuroda