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2025
jun
16
Pós-Graduação

UCB lança 1º doutorado profissional em Comunicação no Brasil

Curso busca atender às carências do mercado de trabalho na área da Economia Criativa, setor que movimenta bilhões de reais no Distrito Federal. Inscrições até 21 de julho

A Universidade Católica de Brasília (UCB) acaba de lançar o primeiro doutorado profissional em Inovação, Comunicação e Economia Criativa do país. O curso combina a pesquisa acadêmica com as necessidades reais do mercado de trabalho e amplia as possibilidades de atuação dos egressos. As inscrições vão até 21 de julho, pelo site www.catolica.edu.br/pos. A seleção inclui avaliação de pré-projeto, proficiência em uma língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês), análise curricular e entrevista. O início das aulas será em 9 de agosto.

O curso é voltado para profissionais de diversos ramos da Comunicação Social, como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Comunicação Organizacional, Design e Audiovisual. Além disso, busca alcançar áreas correlatas à Economia Criativa: Artes, Educação, Administração, Ciência da Informação, Tecnologia da Informação, Direito, Economia, Contabilidade, Gestão Pública, Pedagogia e Licenciaturas.

O doutorado faz parte do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa (PPGEC). O programa tem quase 20 anos de existência, em nível de mestrado, com desenvolvimento de pesquisa aplicada com intervenção na realidade profissional do estudante. Projetos como o Panorama da Economia Criativa no Distrito Federal; Estudo e implantação do Polo Criativo e tecnológico do Setor Comercial Sul no Plano Piloto; Lab Metaverse UCB: o futuro é ancestral; POP ao Cubo que estuda e promove as atividades de cultura POP; e a integração com a Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas causam grande impacto econômico, cultural e social, tanto no Distrito Federal, quanto no restante do Brasil e no exterior.

Para o coordenador do PPGEC, Alexandre Kieling, “o doutorado vai permitir avançar na formação de pesquisadores de alto nível no estudo e no tratamento de temas e problemas das atividades criativas com vistas ao desenvolvimento da Economia Criativa. Ampliando as pesquisas nessa interseção entre Comunicação e Economia Criativa”.

Mercado pungente

Dados do Panorama da Economia Criativa do DF mostram que o setor gerou mais de R$ 9 bilhões em 2020, o que representou 3,5% do PIB distrital. As regiões com maior atividade criativa no período estudado foram Plano Piloto, Taguatinga, Ceilândia, Guará, Samambaia, Águas Claras, Gama e Sobradinho. Quase 75% dessa produção envolveu as áreas de publicidade, educação, turismo, eventos, feiras e festas, software, mídia (TV, rádio, jornal e conteúdo digital), audiovisual, arquitetura, moda, gastronomia, jogos.

O coordenador do curso considera que “as atividades criativas se apresentam como DNA do Distrito Federal e a potência para acelerar e diversificar o desenvolvimento econômico da região.”

O PPG ainda está na vanguarda com uma pesquisa que aproxima a tecnologia do conhecimento ancestral. Os Estudos em curso no Lab Metaverse recorrem a experimentos de narrativas imersivas e tecnologias de metaverso. A pesquisa abre caminho para usos pedagógicos e educacionais de memórias ancestrais além de diversas aplicações na produção de conhecimento.

Serviço:
O que: UCB lança primeiro doutorado profissional do Brasil na área de Comunicação
Inscrições: até 21 de julho pelo site www.catolica.edu.br/pos
Início das aulas: 9 de agosto

Publicado por Samuel Paz
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