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Curso busca atender às carências do mercado de trabalho na área da Economia Criativa, setor que movimenta bilhões de reais no Distrito Federal. Inscrições até 21 de julho
A Universidade Católica de Brasília (UCB) acaba de lançar o primeiro doutorado profissional em Inovação, Comunicação e Economia Criativa do país. O curso combina a pesquisa acadêmica com as necessidades reais do mercado de trabalho e amplia as possibilidades de atuação dos egressos. As inscrições vão até 21 de julho, pelo site www.catolica.edu.br/pos. A seleção inclui avaliação de pré-projeto, proficiência em uma língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês), análise curricular e entrevista. O início das aulas será em 9 de agosto.
O curso é voltado para profissionais de diversos ramos da Comunicação Social, como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Comunicação Organizacional, Design e Audiovisual. Além disso, busca alcançar áreas correlatas à Economia Criativa: Artes, Educação, Administração, Ciência da Informação, Tecnologia da Informação, Direito, Economia, Contabilidade, Gestão Pública, Pedagogia e Licenciaturas.
O doutorado faz parte do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa (PPGEC). O programa tem quase 20 anos de existência, em nível de mestrado, com desenvolvimento de pesquisa aplicada com intervenção na realidade profissional do estudante. Projetos como o Panorama da Economia Criativa no Distrito Federal; Estudo e implantação do Polo Criativo e tecnológico do Setor Comercial Sul no Plano Piloto; Lab Metaverse UCB: o futuro é ancestral; POP ao Cubo que estuda e promove as atividades de cultura POP; e a integração com a Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas causam grande impacto econômico, cultural e social, tanto no Distrito Federal, quanto no restante do Brasil e no exterior.
Para o coordenador do PPGEC, Alexandre Kieling, “o doutorado vai permitir avançar na formação de pesquisadores de alto nível no estudo e no tratamento de temas e problemas das atividades criativas com vistas ao desenvolvimento da Economia Criativa. Ampliando as pesquisas nessa interseção entre Comunicação e Economia Criativa”.
Mercado pungente
Dados do Panorama da Economia Criativa do DF mostram que o setor gerou mais de R$ 9 bilhões em 2020, o que representou 3,5% do PIB distrital. As regiões com maior atividade criativa no período estudado foram Plano Piloto, Taguatinga, Ceilândia, Guará, Samambaia, Águas Claras, Gama e Sobradinho. Quase 75% dessa produção envolveu as áreas de publicidade, educação, turismo, eventos, feiras e festas, software, mídia (TV, rádio, jornal e conteúdo digital), audiovisual, arquitetura, moda, gastronomia, jogos.
O coordenador do curso considera que “as atividades criativas se apresentam como DNA do Distrito Federal e a potência para acelerar e diversificar o desenvolvimento econômico da região.”
O PPG ainda está na vanguarda com uma pesquisa que aproxima a tecnologia do conhecimento ancestral. Os Estudos em curso no Lab Metaverse recorrem a experimentos de narrativas imersivas e tecnologias de metaverso. A pesquisa abre caminho para usos pedagógicos e educacionais de memórias ancestrais além de diversas aplicações na produção de conhecimento.
Serviço:
O que: UCB lança primeiro doutorado profissional do Brasil na área de Comunicação
Inscrições: até 21 de julho pelo site www.catolica.edu.br/pos
Início das aulas: 9 de agosto