Curso de Fisioterapia celebra o Dia do Fisioterapeuta

No dia 13 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. Essa data foi escolhida por representar o dia da criação dessas profissões. Na Universidade Católica de Brasília (UCB), o curso de Fisioterapia celebrou a data ontem, 17 de outubro, com a palestra “O papel da Fisioterapia na doença renal crônica: construindo novos horizontes na prática clínica”, com o convidado Fábio Augusto Silva Vieira.

O evento abordou uma nova área de atuação do fisioterapeuta que é a Nefrologia. “A Fisioterapia é uma área extensa, temos vários setores de atuação, como a parte cardiológica, respiratória, setores estes que já estão consolidados. A parte renal é uma área que está chegando ao mercado, os estudiosos estão se voltando a ela e estamos fazendo esse trabalho porque o paciente renal crônico, que é nosso foco, tem a necessidade de um atendimento diferenciado, buscando qualidade de vida e a Fisioterapia tem ferramentas que podem oferecer para esse público. Em algumas clínicas de hemodiálise no Brasil eles ainda não tiveram essa visão de que é importante o papel do fisioterapeuta em um centro de diálise”, disse Vieira.

“Com os resultados, estudos e dados, estamos conseguindo provar a eficiência da fisioterapia para os pacientes em estado renal crônico. Inclusive apresentamos um estudo no último Congresso Brasileiro de Nefrologia. Assim, estamos avançando no campo do conhecimento e em técnicas para trazer sempre qualidade de vida para esses pacientes”, destacou Fábio Vieira.

Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia da UCB, prof.ª Dr.ª Yomara Lima Mota, a intensão da palestra é trazer aspectos novos da profissão para os acadêmicos. “Achamos importante trazer esse conhecimento mais atual que os nossos estudantes encontrarão no mercado de trabalho. Esse evento é promovido por um egresso, Welber Moreira Nobre, que é empreendedor, dono de duas empresas (Fisio Life e IdealCor Fisioterapia) e ele nos fez uma proposta de trazer um assunto novo para a academia, sem contar com a demonstração de carinho dele pela UCB e pela formação que teve na Instituição”, explicou.

O evento contou ainda com a presença da diretora da Escola de Saúde e Medicina, prof.ª Cristine Savi Fontanive, que falou durante a mesa de abertura e se disse feliz pela celebração do Dia do Fisioterapeuta, “uma das profissões importantes dentro da área de saúde”.

Publicado por Tiago Mendes