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No dia 11 de novembro de 2024, a escola CEF 10 de Ceilândia foi palco de um evento transformador, promovido pelo projeto “Violência Escolar: Uma Análise do Desenvolvimento Emocional e Sua Relação com a Aprendizagem e Interações Interpessoais dos Estudantes nas Escolas da Rede Pública do DF – EDUCA.EMOTIONAL”, desenvolvido pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Coordenado pelo professor Dr. Carlos Enrique Carrasco Gutierrez, também coordenador do Mestrado Profissional em Políticas Públicas, e liderado pela pesquisadora Profa. Andrea Dias Garzesi Souza Sobrinho, as atividades impactaram a comunidade escolar.
Com apresentações realizadas às 11h e às 14h, o evento combinou teatro, dança Hip-Hop e palestras para abordar temas cruciais como bullying, empatia, consciência social e autocontrole. Por meio da arte e do diálogo, o objetivo foi conscientizar os estudantes sobre os desafios emocionais e sociais enfrentados diariamente, propondo caminhos para superar a violência escolar e fortalecer as interações interpessoais.
A peça teatral “Entre Passos e Escolhas” foi o destaque do evento, emocionando o público ao narrar a história de Ana, uma jovem que enfrenta bullying e preconceito na escola. Em meio a adversidades, Ana descobre formas de lidar com suas emoções, desenvolvendo empatia e autocontrole. Também aconteceram apresentações de Hip-Hop, reforçando a arte como uma ferramenta poderosa para dialogar sobre temas sensíveis.
Complementando a programação, a psicóloga e ex-aluna da UCB, Erika Fontinele, ministrou uma palestra sobre o bullying, a falta de empatia e os impactos da violência escolar, oferecendo estratégias para prevenir conflitos e fortalecer vínculos emocionais e sociais entre os estudantes.
O projeto EDUCA.EMOTIONAL é uma iniciativa que busca conectar o desenvolvimento emocional à aprendizagem e às interações interpessoais nas escolas públicas do Distrito Federal. Além de conscientizar sobre os impactos da violência escolar, o programa propõe ações para a prevenção, promovendo uma educação mais humana e inclusiva.
“Agradeço a todos os envolvidos por contribuírem para o sucesso dessa iniciativa, que deixa um legado de transformação social para a comunidade escolar”, disse Carrasco.
A realização do evento foi possível com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), da Universidade Católica de Brasília e dos programas de Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Psicologia, Educação e Economia da UCB.