//
2024
dez
05
Eventos

Design Visual realiza Primeiro Festival de Animação da UCB

Por: Clariane Rodrigues e Isadora Oliveira – estudantes de Jornalismo

Foto: Hiel Levi e Thiago Ribalovsky

A Universidade Católica de Brasília (UCB), campus de Taguatinga, foi palco do 1º Festival universitário de Animação, promovido pelo curso de Design Visual, na última sexta-feira, dia 29 de novembro.  O festival, que reuniu estudantes, professores e profissionais da área, teve como destaque a presença do renomado animador Zé Brandão, criador das séries de animação “Irmão do Jorel” e “Tromba Trem” e outros sucessos.

O evento começou com a exibição das animações criadas pelos estudantes durante a disciplina de Animação.  As obras, que mesclaram estilos e temáticas diversas, foram recebidas com entusiasmo pela plateia.

Após a exibição, Zé Brandão participou de um bate-papo descontraído com os estudantes. Durante a conversa, o animador compartilhou sua trajetória profissional e experiências na indústria da animação. Brandão também falou sobre os desafios e as oportunidades do mercado de animação no Brasil, além de detalhar o processo criativo por trás de seus projetos de sucesso, como “Irmão do Jorel”, série que se tornou um fenômeno de audiência no Cartoon Network.

“Pô, achei muito legal. É bom a gente começar vendo o trabalho da galera, porque eles se sentem prestigiados também, já que produziram, deu aquele trabalho. Ter, então, uma plateia para ver é muito importante para a autoestima do artista. O artista precisa ser elogiado”, expressou Zé Brandão sobre o evento.

A conversa seguiu com questionamentos feitos pelos estudantes, que demonstraram grande interesse pelo universo da animação e pelas experiências compartilhadas por Brandão. A troca de ideias foi enriquecedora para todos, com muitos estudantes destacando como o evento ajudou a expandir suas visões sobre o mercado e o processo criativo na animação.

“Foi uma experiência muito legal, a gente nunca tinha participado de nada disso e eu acho que ajuda muita gente a saber o que realmente quer e encontrar o caminho a seguir. Eu quero mais ou menos isso, animação ou design de jogos, mas eu gostei muito de fazer a animação. E como essa experiência abre muitas portas para o que você quer, depois desse festival, você meio que já tem um caminho, para quem quer fazer animação”, afirmou Talita Kethlen, do 3º período de Design.

Para encerrar o festival, alguns alunos tiveram a oportunidade de compartilhar seus testemunhos, contando como foi o processo de produção da animação. O professor de animação Daniel Arcos, responsável pela organização do evento, relatou o que achou do Festival e destacou a importância de momentos como esse para a formação dos alunos.

“O festival teve um resultado muito bom, até melhor do que eu esperava, porque a gente sabe que, quando chega no final do semestre, todo mundo já está indo embora, já está aprovado. Então, foi bem legal ver o engajamento de todo mundo, a presença de todos, ver que todos estão empenhados i até agora. Assim, é muito legal. Eu considero que, para o primeiro evento, foi um grande sucesso e eu espero continuar repetindo o evento,” afirmou o professor.

Em entrevista, Zé Brandão também compartilhou dicas valiosas com os estudantes. “Fiquem antenados em tudo o que está acontecendo no mundo da animação, busquem sempre aprender, assistam a muitas animações, desenhem bastante e dominem as ferramentas, tanto as digitais quanto as analógicas”, disse. Brandão enfatizou, ainda, a importância da flexibilidade. “Vão descobrindo os melhores caminhos e se adaptando. Não se prenda a dogmas do tipo ‘eu só quero fazer isso’. Sejam maleáveis, sejam adaptáveis.”

O evento contou também com a presença do coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Robson Dias, e da coordenadora das graduações de Design Visual e Cinema e Mídias Digitais, Eliane Muniz. Eliane parabenizou o professor Daniel e os estudantes pela iniciativa e afirmou que o primeiro festival de animação foi um sucesso. “A expectativa é que este seja o primeiro de muitos outros festivais de animação promovidos pelos cursos de comunicação da UCB e que nos próximos possamos ampliar para a comunidade, para os interessados na área”, expressou.

Publicado por Lorenna Kuroda
Skip to content