//
2024
dez
06
Premiação

Grupo UBEC premia professores por projetos de inovação

Diante dos desafios diários da docência, professores das Unidades de Missão do Grupo UBEC, Educação Básica e Ensino Superior, reinventaram-se, inovaram e fizeram a diferença na Educação. E, por suas iniciativas, foram premiados nos Prêmios Multiplica Práticas Inovadoras (MuPI).

Realizado anualmente, o MuPI, já na terceira edição na Educação Básica e na segunda no Ensino Superior, promove o desenvolvimento da aprendizagem ativa e o engajamento discente.

O objetivo é valorizar metodologias inovadoras que integrem ações criativas, favoreçam a autonomia e, ainda, estimulem o uso de diferentes tecnologias e abordagens interdisciplinares.

Premiação

  • 1º Lugar: 1 viagem para participação na BETT Brasil 2025.
  • 2º Lugar: 1 Echo Show 10.
  • 3º Lugar: 1 Kindle de 11ª Geração.

Confira os vencedores dos MuPIs 2024:

Ensino superior

1º lugar: Empreendendo na Prática: Protagonismo e Inovação no Ensino Superior – Lidiane dos Santos Silva – UniCatólica

O projeto foi pensado para incentivar estudantes do último ano dos cursos de Administração e Ciências Contábeis a criar e gerenciar suas próprias empresas, a fim de conectar teoria e prática, proporcionando a vivência real dos desafios do mercado, bem como fortalecendo o protagonismo estudantil por meio da abertura e gestão de empresas reais.

A ação não apenas estimulou o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, mas também fortaleceu a cultura do empreendedorismo e a capacidade de inovação, preparando os estudantes para a inserção no ambiente profissional.

A implementação da prática de criação e gestão de negócios reais no ambiente acadêmico demonstrou ser uma estratégia pedagógica inovadora e transformadora.

O projeto permitiu que os alunos vivenciassem o ciclo completo de um empreendimento, desde a concepção da ideia até a execução e avaliação dos resultados.

2º lugar: Jogos para Prevenir o Abuso Sexual entre Crianças e Adolescentes – Rodrigo Cristiano Alves – Unileste

O projeto foi criado com o objetivo de conscientizar, prevenir e contribuir de maneira significativa no combate ao abuso sexual infantil. Os estudantes dos cursos de Psicologia e Publicidade e Propaganda desenvolveram uma versão inovadora de jogos educativos.

Foram criados jogos de cartas, memória e tabuleiro, de forma lúdica e criativa, com linguagem adequada ao público para gerar identificação e melhor compreensão.

Além de trazer luz a um tema delicado, os jogos também foram cuidadosamente adaptados para atender às necessidades especiais das crianças com autismo.

Os jogos foram disponibilizados para uso em projetos de extensão e estágios realizados pelos estudantes em instituições de Educação Básica.

3º lugar: Arte e Movimento: Explorando Músculos com Body Painting – Isabela Almeida Viana Ramos – UCB

O projeto teve por objetivo demonstrar como a prática de body painting, aplicada ao ensino da anatomia, permitiu que os alunos visualizassem e sentissem as estruturas musculares em seus próprios corpos.

Além disso, a abordagem valorizou o protagonismo estudantil ao incentivar a participação ativa e colaborativa, em que os alunos não só observam, mas também se tornavam “modelos vivos”, facilitando a retenção e a compreensão do conteúdo.

Os alunos demonstraram compreensão mais aprofundada da origem, inserção e função dos músculos com a técnica. A visualização e aplicação direta dos conceitos facilitou a assimilação dos conteúdos e a conexão entre teoria e prática.

A participação ativa dos alunos e a qualidade das discussões durante as aulas evidenciaram um entendimento mais profundo dos conceitos anatômicos.

Educação básica

1º lugar: Protótipos Sustentáveis dos Bonecos do Minecraft: Integrando Robótica e Educação Ambiental – Niara Gomes Augusto e Denise Macedo Cardoso – Colégios Católica Padre de Man e Timóteo

O projeto foi criado a partir da necessidade de promover a conscientização ambiental e o aprendizado prático de robótica entre os alunos do 5º ano.

Os estudantes adquiriram habilidades em robótica e sustentabilidade, compreendendo a importância dos materiais recicláveis e da programação.

Por meio do trabalho colaborativo, os conceitos ensinados foram colocados em prática, estimulando a criatividade. Com isso, foram criados os bonecos Alex e Steve, protótipos que movimentam os braços e têm olhos iluminados por meio de Arduino.

A experiência demonstrou o potencial da robótica educacional como ferramenta para integrar conhecimentos multidisciplinares e promover valores de sustentabilidade desde a infância.

2º lugar: Corpo Humano em Foco: Construção de Modelos para Aprendizagem na Disciplina de Habilidades Médicas – Alice Arantes Carneiro e Sheila Souza Vieira – Colégios Católica Padre de Man e Timóteo

O projeto visava à construção de modelos anatômicos e fisiológicos pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio, integrando teoria e prática na disciplina de Habilidades Médicas.

Utilizando materiais simples e acessíveis, os alunos foram desafiados a criar representações tridimensionais dos sistemas do corpo humano.

Por meio desse trabalho, os estudantes melhoraram a compreensão dos sistemas fisiológicos humanos, desenvolvendo habilidades práticas e de trabalho colaborativo, bem como estimulando o pensamento crítico e a resolução de problemas, além da melhoria do desempenho acadêmico nas disciplinas relacionadas às ciências da saúde.

Cada grupo de alunos foi responsável por um sistema: cardiovascular, respiratório, digestivo, nervoso, entre outros.

A metodologia adotou uma abordagem ativa e colaborativa, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo na construção dos modelos, seguindo orientações do material Bernoulli para fundamentação teórica e aplicativos de realidade aumentada na visualização de modelos 3D.

3º lugar: Modelagem Matemática do Movimento: Aerodinâmica e Hidrodinâmica em Ação – Andreia Cristina Maia Viliczinski – Colégio Católica Machado de Assis

O projeto envolveu turmas da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio e foi motivado pela necessidade de abordar a falta de interesse dos alunos com a disciplina.

O principal objetivo do projeto foi compreender e aplicar os princípios da hidrodinâmica na construção de barcos e da aerodinâmica na construção e nos lançamentos de foguetes utilizando materiais recicláveis.

Além de fortalecer a compreensão dos alunos sobre os princípios matemáticos e físicos, o projeto fomentou o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico, a resolução de problemas, a criatividade e a colaboração.

Ao explorar conceitos avançados de aerodinâmica e hidrodinâmica, o projeto não apenas complementou o currículo escolar, mas também destacou a importância dessas áreas em tecnologias emergentes e sustentáveis.

O uso de materiais recicláveis nas atividades práticas conectou os alunos a questões contemporâneas, como sustentabilidade e inovação tecnológica, reforçando valores essenciais para a formação integral.

 

Publicado por Samuel Paz

Notícias Recentes

21 abril 2025
Nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
16 abril 2025
Estudantes fazem visita técnica ao Outlet Premium Brasília
16 abril 2025
UCB recebe representantes da Embaixada do Uruguai
Skip to content