//
2024
nov
08
1º Aberto de Xadrez

Universidade Católica de Brasília promove o 1º Aberto de Xadrez

Com inscrições abertas, o torneio é aberto ao público e gratuito. O evento ocorrerá no dia 07 de dezembro, no Campus Taguatinga, com premiações

A Universidade Católica de Brasília (UCB) convida a comunidade para participar do seu 1º Aberto do Clube de Xadrez, que ocorrerá no dia 07 de dezembro, sábado, a partir das 8h30, na Biblioteca Central da instituição, no Campus Taguatinga. O evento é uma oportunidade para amantes do xadrez, iniciantes ou experientes de todas as idades. O torneio será realizado no Sistema Suíço com 7 rodadas.

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 05 de dezembro. Basta os interessados ingressarem em grupo no WhatsApp do evento para confirmar a participação. A premiação do torneio inclui troféus e medalhas. Mais informações podem ser conferidas no regimento.

Prática

Amante da prática enxadrista desde os 10 anos de idade, Laércio Santos, coordenador do Clube de Xadrez e professor da UCB, aprendeu a jogar com o irmão, que é 10 anos mais velho do que ele. Atualmente, Laércio participa de torneios e ensina xadrez na UCB e na escola pública CEF 25, em Ceilândia. “Xadrez é o esporte da mente que me conquistou”, garante.

Segundo ele, a prática regular do jogo contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, concentração, memória e tomada de decisões estratégicas. “Também promove competências sociais importantes, incluindo o trabalho em equipe, o respeito às regras e a capacidade de lidar de forma construtiva com vitórias e derrotas”, indica o professor. Atualmente, o Clube de Xadrez da UCB possui cerca de 160 membros, que praticam nos campi Taguatinga e Ceilândia.

Gambito

Para Laércio, a procura pelo estudo de xadrez aumentou após o lançamento da minissérie da Netflix “Gambito da Rainha”, em 2020, baseada no romance homônimo de Walter Tevis, que acompanha a trajetória de Beth Harmon, uma jovem órfã prodígio no xadrez, ambientada na década de 1950 e 1960. O “Gambito da Rainha” se tornou um sucesso de crítica e audiência, destacando o xadrez e temas de superação, isolamento e autodescoberta. “A prática de xadrez ficou mais popular. Observo que mais crianças querem aprender. Além disso, mais mulheres passaram a procurar a prática”, complementa.

Serviço:

Data: 07/12 (sábado)
Horário: 8h30
Local: Biblioteca Central, Universidade Católica de Brasília, no campus Taguatinga
Endereço: QS 07, Lote 01, Taguatinga Sul
Inscrições: Gratuitas, até 05 de dezembro, por meio de confirmação via WhatsApp

Publicado por Bárbara Fragoso

Falando nisso...

Skip to content