Estão abertas as inscrições do vestibular de Medicina da UCB

Com tradição e excelência, curso de Medicina da UCB celebra 23 anos e abre inscrições para o vestibular 2025

Com mais de duas décadas de história, o curso de Medicina da Universidade Católica de Brasília (UCB) reafirma sua excelência ao receber, mais uma vez, a nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). O programa, que tem inscrições abertas para o vestibular 2025 até o próximo dia 23 de outubro, se destaca pela formação humanizada e por preparar médicos capacitados para enfrentar os desafios contemporâneos da profissão.

Fundado em 2001, o curso de Medicina da UCB foi o segundo do Distrito Federal e nasceu de um sonho coletivo. “Foi um processo liderado por Armando Bezerra, e eu tive a honra de atuar ao lado dele nesse projeto”, conta o professor Osvaldo Sampaio, coordenador do curso e médico nuclear no Hospital das Forças Armadas (HFA). Com mais de 23 anos de história, o curso consolidou sua relevância por meio da constante atualização de suas práticas e pela dedicação de seu corpo docente, composto por professores de diferentes gerações – alguns, inclusive, egressos do próprio curso.

“Trabalhamos com quatro gerações de docentes, o que dá uma perspectiva histórica e atualizada da medicina. Essa troca é fundamental para garantir a evolução do curso e a qualidade da formação oferecida”, afirma Sampaio.

Inovação e ensino prático
A estrutura curricular da UCB segue as diretrizes nacionais para cursos de Medicina, com duração de seis anos e internato nos dois últimos anos. A prática médica é um dos pilares do curso, e a experiência com pacientes começa logo no primeiro ano no ambulatório próprio da universidade. “Essa vivência inicial prepara o aluno para o contato com pacientes de forma gradual, aumentando a complexidade ao longo dos anos”, explica o coordenador.

Além disso, a UCB tem convênios com diversas instituições, como o Hospital das Forças Armadas, o Hospital da Criança de Brasília e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, possibilitando a prática em diferentes cenários, tanto públicos quanto privados. Um dos diferenciais do curso é a inserção na comunidade, com atividades em regiões como Ceilândia e Brazlândia, aproximando os alunos das realidades sociais locais.

Educação tecnológica
A UCB investe continuamente em tecnologia para garantir uma formação de ponta. O curso conta com laboratórios de simulação realista, equipados com manequins de alta fidelidade, que permitem aos alunos treinar desde procedimentos pediátricos até emergências neonatais e obstétricas. A telemedicina também foi incorporada ao currículo, reforçando a preparação dos estudantes para um futuro em que o atendimento à distância se tornou uma realidade após a pandemia.

Formação humanizada
Um dos pontos destacados pelo professor Osvaldo Sampaio é o foco na formação humanística. “Nossos alunos são incentivados desde cedo a desenvolver uma visão sensível e ética sobre o cuidado com o paciente”, comenta. O curso também prepara os estudantes para a residência médica por meio de orientação contínua e incentivo à iniciação científica, com programas de pesquisa em áreas como gerontologia e biotecnologia.

Outro aspecto que chama a atenção é a conexão dos egressos com a universidade. Muitos ex-alunos retornam como professores e se tornam parte do corpo docente. “Cerca de 80% dos egressos demonstram interesse em lecionar aqui, o que é muito gratificante”, ressalta Sampaio. Atualmente, o curso já conta com dez egressos como docentes.

Vestibular 2025
Os interessados em ingressar no curso de Medicina da UCB em 2025 têm até o dia 23 de outubro para se inscrever no processo seletivo, realizado pelo site do IADES. Serão oferecidas 100 vagas, com as provas agendadas para o dia 27 de outubro. Com uma avaliação de nota máxima pelo MEC, o curso é uma excelente opção para quem busca uma formação sólida, ética e conectada com as demandas atuais da medicina.

Publicado por Bárbara Fragoso