set
Acadêmico

Medicina da UCB tem nota máxima em avaliação no MEC, de novo

O curso de Medicina da Universidade Católica de Brasília (UCB) obteve novamente a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A nota 5 confirma a excelência na formação dos estudantes. A comissão avaliadora destacou como grande diferencial da UCB a proximidade com Sistema Único de Saúde, por meio de convênio com a Secretaria de Estado Saúde do Distrito Federal (SESDF) e outras instituições. Outros destaques foram a composição do corpo docente, com mais de cem professores das mais diversas áreas, os cenários de prática, o laboratório de simulação realista, a humanização como pilar na formação e a gestão, que consegue conduzir o curso de forma coesa e eficiente, propiciando um ambiente de integração entre os estudantes e os professores.

A Católica oferece formação prática na rede do SUS, por meio de convênio com a SESDF e o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) para atuação dos estudantes em hospitais, Unidades Básicas de saúde e UPAs. Outros convênios são com Hospital das Forças Armadas, Sírio Libanês e o grupo Dasa. Também há parceria com o Hospital da Criança de Brasília José Alencar, que atende exclusivamente pelo SUS e é gerido pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada. Dessa forma, os alunos têm a oportunidade de praticar desde a atenção primária em saúde até casos de alta complexidade.

Já no primeiro semestre, os estudantes tem contato com pacientes atuando em ações para educação em saúde, orientando pacientes que buscam atendimento no ambulatório próprio da UCB, o Centro Integrado Ambulatorial (CIA). Apenas em 2024, o ambulatório realizou mais de 2.600 consultas em 14 especialidades médicas, como cardiologia, dermatologia e pediatria. Os atendimentos sempre são feitos por alunos do curso, sob supervisão de professores. Progressivamente, na medida em que vão adquirindo habilidades, a participação nos atendimentos no CIA e nos demais serviços conveniados aumenta.

A preparação para a prática clínica tem início nos laboratórios. Os estudantes têm à disposição equipamentos de ponta, como simuladores realistas para treinar procedimentos como intubação, traqueostomia e punção venosa. Além dos simuladores, há bisturi elétrico, eletrocardiógrafo, sonar obstétrico, ecógrafo, desfibrilador, carro de parada ou emergência e muitos outros instrumentos de uso médico-hospitalar.

A qualidade do curso refletida em duas notas máximas sucessivas pela avaliação do MEC reflete a integração dos diversos atores da universidade: reitoria, coordenador do curso, professores, alunos e colaboradores, unidos no objetivo único de um ensino médico humano e de qualidade.

O curso reconhece o valor o médico que forma e demonstra essa valorização de egressos inserindo-os no corpo docente, em constante inovação curricular para atender as necessidades atuais.

O vestibular de Medicina da Católica de Brasília será no dia 27 de outubro deste ano. Acompanhe as novidades na página do curso e nas redes sociais da UCB: @catolicadebrasilia, no Instagram, TikTok e Facebook e Universidade Católica de Brasília no LinkedIn.

Publicado por Samuel Siqueira