set
Geral

Universidade italiana convida professor da UCB para falar sobre a Arquitetura Hospitalar

O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCB, prof. Marcio Nascimento de Oliveira, foi convidado a participar de uma “aula aberta” (open talk) no curso de Mestrado em Arquitetura Hospitalar – Master Ospedali (que trata das áreas relacionadas com a concepção, organização e gestão de hospitais e outras instalações sociais e de saúde, em diferentes áreas profissionais), no Healthcare Architecture, na Itália.

O curso tem a participação e certificação de três universidades: Politecnico di Milano, Università Cattolica del S. Cuore di Roma e Università degli Studi di Milano. O tema da palestra do professor Marcio será “A história e as tendências atuais da arquitetura hospitalar no Brasil”. A palestra é baseada no capítulo do livro recém-publicado pelo professor, escrito em parceria com a prof.ª Elza Costeira, intitulado Arquitectura para la Salud en América Latina.

“Além disso, falarei da nossa experiência aqui no curso de Especialização em Arquitetura de Sistemas de Saúde, oferecido pela Universidade Católica de Brasília (UCB) desde 2011, e que já está em sua sexta turma”, frisou o prof. Marcio.

O evento terá ao final um debate com os demais palestrantes, prof. Alan Dilani (Suécia) e o arquiteto Gunther de Graeve (Austrália). O primeiro é o fundador e o segundo o atual diretor da International Academy for Design and Health.

“A importância da minha participação pode ser medida pela posição do Politécnico de Milão, que está em primeiro lugar entre as universidades técnicas italianas, e é a única universidade técnica que figura no top 100 do mundo. O estabelecimento de parcerias com cursos como este Master Ospedali é de suma importância para aperfeiçoamento do nosso curso aqui na UCB e para gerar oportunidades de intercâmbio para nossos estudantes e docentes”, destacou o prof. Marcio.