set

Professora UCB é premiada em evento na Universidade de Harvard

A professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB), Prof.ª. Dr.ª. Isabela Almeida Ramos, participou da Conferência Movement: body, brain and cognition, na Escola de Medicina da Universidade de Harvard, em Boston, Estados Unidos, com a conferência interdisciplinar que reuniu pesquisadores de diversos países. As áreas de foco da apresentação da professora foram reabilitação, esporte, aprendizagem motora, relações cérebro-comportamento, marcha, cognição e dança.

Na ocasião, a Dr.ª. Isabela apresentou um pôster referente à sua tese de doutorado orientada pela Prof.ª. Dr.ª. Carmen Campbell e desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UCB. O estudo consistiu em verificar os efeitos de brincar e aprender simultaneamente sobre funções executivas (responsáveis pela aprendizagem) e desempenho escolar em crianças do Ensino Fundamental. Com duração de três meses, o projeto aconteceu durante o turno escolar e beneficiou as crianças da Escola Pública do Distrito Federal (DF), entre 9 e 11 anos. Foram observadas respostas positivas com relação à capacidade de leitura e atenção seletiva das crianças investigadas que participaram de jogos e brincadeiras lúdicas.

As pesquisadoras acreditam que os resultados da pesquisa reforçam a ideia que brincar é crucial para o desenvolvimento de diversas habilidades infantis, e as crianças atuais têm cada vez menos tempo para isso, e a prática da Educação Física, bem orientanda antes das aulas, podem contribuir para o melhor desempenho escolar. “Portanto, é tempo de voltar atrás e deixar a criança ser criança, afinal brincar é aprender”, destaca a pesquisadora.

A apresentação do trabalho obteve grande repercussão na conferência internacional, sendo premiada com a Certificação de Excelência avaliada pela comissão científica do evento.