//
2018
ago
23

Curso de Gastronomia oferece oficinas de culinária à comunidade

Há oito anos o curso de Gastronomia da Universidade Católica de Brasília (UCB) possui uma parceria com a Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF. Todos os anos a Emater promove a Festa do Morango em Brazlândia; no evento, agricultores da região vendem seus produtos e as mais variadas receitas com a fruta.

Professores, alunos e egressos de Gastronomia da UCB participam como jurados do Concurso do Morango, premiação que acontece dentro da programação do evento. Na cozinha do Câmpus de Taguatinga, os produtores apresentam receitas originais e criativas que envolvem a fruta. Os pratos são avaliados pelos jurados que escolhem as receitas vencedoras.

Pensando em auxiliar os agricultores que participam do concurso, desde 2017 o curso de Gastronomia oferece também oficinas de culinária para que os produtores rurais possam aprender receitas variadas utilizando os produtos que eles mesmos cultivam. “Foi uma forma que desenvolvemos para promover capacitação não só aos ganhadores, mas a todos os participantes”, explica a professora e assessora do curso de Gastronomia, Luli Neri Riccetto.

Outras ações

No ano passado, foram oferecidas pelo curso outras oficinas, como a de risoto, ministrada pelo professor Alex Sabino, e também uma de brigadeiros, voltada para mulheres da Estrutural.

A próxima oficina já tem data marcada e acontecerá no mês de setembro. O tema é receitas saudáveis, que será ministrada pela professora Fernanda Avena.

Existem também oficinas oferecidas em parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas da UCB. “O Núcleo trabalha com mulheres que sofrem ou sofreram algum tipo de violência. Essas mulheres muitas vezes não conseguem sair da situação que se encontram por não terem uma fonte de renda. Para elas, pensamos em oficinas que possam se tornar sua própria forma de sustento”, lembra Luli.

Além de falar dos ingredientes, os encontros promovidos pelo curso de Gastronomia também passam noções de como calcular a precificação e o lucro dos produtos.


Publicado por Tiago Mendes
Skip to content