//
A abertura do semestre dos cursos de Jornalismo e Publicidade contou com a palestra “Projeto Apple Developer Academy”, apresentada pela equipe do Brazilian Education Program for iOS Development (BEPiD) da Universidade Católica de Brasília (UCB). O evento ocorreu na última terça-feira, 28 de agosto, no auditório do Bloco K.
A Apple Develope Academy tem a finalidade de criar aplicativos e jogos para as plataformas Apple TV e Apple Stores. Já tem mais de 280 aplicativos publicados na Apple desenvolvidos por alunos, inclusive, egressos do curso de Comunicação da UCB. “É um grande projeto e precisamos valorizar essa proposta”, disse o coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Universidade Católica de Brasília, Leandro Bessa.
A apresentação da palestra foi conduzida por um dos fundadores do projeto, Jair Barbosa. Professores da Apple Developer Academy, egressos e alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade que integram a iniciativa estiveram no evento e contaram um pouco de sua experiência.
“Quando entrei no projeto Academy, em 2015, foi uma oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que aprendi na Universidade”, falou o professor Felipe Augusto, designer e formado em Publicidade e Propaganda pela UCB. Felipe produziu o jogo Last days of Balgonia.
A também egressa Jéssica Sá, formada em Publicidade, criou o aplicativo NEXTE, destinado a praticantes do esporte Tênis. “Por meio do projeto eu me libertei para novas criações. Com o desenvolvimento dos aplicativos, eu melhorei muito com meus empreendedores”, relatou.
Para quem deseja ingressar no projeto, está previsto para setembro o lançamento do edital para o processo seletivo. Os estudantes recebem uma bolsa de R$ 1.100,00 (mil e cem reais). Há vagas para desenvolvedores e designers para a produção de aplicativos. Informações: http://www.bepiducb.com.br/default#team
Projeto Práticas
Também na Abertura do Semestre, foram apresentadas as propostas de atividades do Projeto Práticas, iniciativa dos cursos de Jornalismo e Publicidade, que promove a integração entre as disciplinas dos períodos. Todo o conhecimento adquirido no âmbito das disciplinas é aplicado na construção coletiva de produtos que nascem da reflexão e da articulação de diferentes saberes, buscando desenvolver as competências esperadas do egresso desde o início de sua trajetória acadêmica.
“O objetivo do Projeto Práticas é estimular a criatividade dos alunos, incentivá-los a melhor construção de um tema e, em conjunto com outras disciplinas, tornar um projeto interdisciplinar”, explicou a professora dos cursos Anelise Molina.
No Projeto Práticas, os estudantes desenvolvem um produto com base no conhecimento adquirido nas disciplinas dos semestres que estão cursando. Ao final, é feita uma exposição dos trabalhos. No 2º semestre de 2018, a mostra está marcada para o dia 19 de novembro.