Migrantes e refugiados podem aprender português gratuitamente

A Universidade Católica de Brasília está com inscrições abertas até 26 de julho para as aulas de Português voltadas para migrantes e refugiados, que ocorrem de forma presencial no campus Taguatinga. Além de contribuir com o aprimoramento dos aspectos linguísticos da leitura, da escrita e da oralidade, as aulas auxiliam na obtenção do certificado de proficiência em Língua Portuguesa, documento exigido pela Polícia Federal para quem busca a naturalização.

As aulas acontecem nas terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã, tarde e noite. Cada encontro tem a duração de duas horas. O início das aulas está previsto para agosto de 2024.

Para participar, os interessados devem procurar o Núcleo de Extensão Universitária que fica localizada no Bloco D, sala 209, no Câmpus Taguatinga da UCB. Os documentos necessários para realizar a inscrição são: Comprovante de endereço; CPF; Registro Nacional de Migração (RNM); Passaporte e Carteira de Trabalho. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

Projeto SER+

As aulas de português fazem parte do Projeto SER+, que é uma iniciativa da Universidade Católica de Brasília em parceria com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e já atendeu mais de 1.000 pessoas desde 2014. Para os estudantes voluntários dos cursos de graduação, funciona como atividade complementar, além de dar a oportunidade aos acadêmicos de participar do dia a dia de uma determinada comunidade, entender sua dinâmica, seus problemas, suas peculiaridades e ajudá-la a pensar soluções.

100 vagas para o 2º semestre de 2024

Documentos necessários: Comprovante de endereço; CPF; Registro Nacional de Migração (RNM); passaporte e carteira de trabalho.

Local de inscrição: Núcleo de Extensão Universitária, no Bloco D, sala 209, no Campus da UCB de Taguatinga.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

Endereço: QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga, Brasília/DF.

Mais informações: (61) 3356-9032 ou pelo e-mail projetosermais@ucb.br.

Publicado por Lorenna Kuroda