jun

Grupo Performati da UCB apresenta a tragédia grega ‘Eumênides’

Apresentações serão nos dias 24, 25, 26 e 27 de junho, às 19h30, no Teatro Católica, no Campus Taguatinga

O Grupo Performati da Universidade Católica de Brasília (UCB) apresenta sua mais recente produção teatral, a aclamada tragédia grega ‘Eumênides’, escrita por Ésquilo. As apresentações ocorrem nos dias 24, 25, 26 e 27 de junho, às 19h30, no Teatro Católica. Para assistir ao espetáculo, o grupo solicita a doação, por pessoa, de 1kg de alimento não perecível (exceto sal) ou um pacote de absorvente íntimo. Os itens arrecadados na entrada solidária serão encaminhados a projetos sociais vinculados à universidade.

‘Eumênides’ é a terceira peça da trilogia Oresteia, de Ésquilo, uma obra que explora temas profundos de justiça, vingança e redenção. A história segue Orestes, que busca purificação após cometer matricídio, sendo perseguido pelas Erínias, divindades vingativas. Por meio de um julgamento em Atenas, conduzido por Atena no Areópago, a peça explora questões éticas e jurídicas fundamentais da sociedade grega antiga.

“A peça ‘Eumênides’ não apenas resgata a grandiosidade da tragédia grega, mas também promove reflexões sobre os valores universais da justiça e da humanidade. É uma excelente oportunidade de vivenciar um clássico da dramaturgia”, explica o responsável pelo Performati, Bernardo Carneiro.

O espetáculo conta com um elenco talentoso formado por estudantes da universidade, incluindo Adalto Gomes, Aila Jamily, Artur Vivacqua, Clara Gouvêa, Gabriele Sousa, Guilherme Lemos, Guilherme Siqueira, Gustavo Seixas, Isabelly Holanda, Letícia Porto e Oliver Lima, com a direção de Bernardo Carneiro.

A montagem é uma realização do Grupo Performati da Universidade Católica de Brasília, ligado à Pastoralidade da UCB, e conta com o apoio da Pulse – Psicologia e Psiquiatria, Colégio Católica Brasília, Colégio Marista Champagnat – Taguatinga e Matriz Comunicação.

Performati

Fundado em agosto de 2022, o Grupo Performati faz parte da Pastoralidade da UCB, que visa enriquecer a vida acadêmica por meio da arte e da cultura, proporcionando espaços para expressão e produção artística. Desde que iniciou as atividades, a Oficina de Teatro já produziu três espetáculos.

Espetáculo “Eumênides”, de Ésquilo

Quando: dias 24, 25, 26 e 27 de junho de 2024, às 19h30

Onde: Teatro Católica, Campus Taguatinga da UCB

Endereço: QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga, Brasília/DF.

Entrada solidária: 1 kg de alimento não perecível (exceto sal) ou 1 pacote de absorvente

Ficha técnica:
Texto: Ésquilo
Direção: Bernardo Carneiro
Gênero: Tragédia Grega
Classificação Indicativa: 14 anos
Elenco: Adalto Gomes, Aila Jamily, Artur Vivacqua, Clara Gouvêa, Gabriele Sousa, Guilherme Lemos, Guilherme Siqueira, Gustavo Seixas, Isabelly Holanda, Letícia Porto e Oliver Lima.

Publicado por Bárbara Fragoso

Falando nisso...