jun

II Fórum de Estudantes da UCB debate sobre protagonismo discente

Texto escrito pela coordenadora da Pastoralidade da UCB, professora Vanildes Gonçalves dos Santos.

O II Fórum de Estudantes da UCB/UBEC – teve como Tema a frase do Papa Francisco: “Na educação habita a semente da esperança.” E como iluminação bíblica: “A Semente caiu em terra boa e deu frutos” (cf. Mt 13,8) .

O objetivo do Fórum de Estudantes, é oportunizar espaço de diálogo com os estudantes das Unidades de Missão do Grupo UBEC, presente nos estados de MG, PE, SC, PR, TO e no DF. Neste ano, o foco principal dos diálogos no fórum foi sobre o protagonismo dos e das estudantes na universidade e na sociedade.

Depois de um trabalho em grupo, com algumas perguntas orientadoras sobre o tema proposto para o II fórum, os estudantes apresentaram reflexões significativas quanto à importância da educação, da universidade, de uma maior integração entre os cursos e áreas do conhecimento, de uma relação mais próxima e empática entre estudantes, professores e gestão da universidade, para uma educação que gere esperança. E ainda, sobre a importância do diálogo para se estabelecer o respeito e reconhecimento das diversidades que coexistem no ambiente universitário.

Ao final do evento, foram eleitos de forma democrática, os representantes e suplentes que representarão a UCB no II Fórum Nacional de Estudantes, que acontecerá de 20 a 22 de setembro de 2024, em Brasília/DF.

Confira os estudantes eleitos:

Erick Matos Ramos (Campus Taguatinga), Jussara Francalino Pinheiro (Campus Ceilândia), Vanessa Lopes de Araújo Almeida (Católica EAD) e como suplentes: Dara Prestes, Bianca Coelho de Moraes Costa e Márcia Costa (Católica EAD).

O Fórum presencial contou com a presença do pró-reitor de Educação a Distância, Felipe Zaremba, e do reitor da UCB, professor Carlos Longo.

Organização: Setor de Pastoralidade, Comitê de Pastoralidade e Programa de Relacionamento Estudantil (Prelest).

Publicado por Samuel Siqueira