Embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima ministra palestra na UCB

Texto do prof. Dr. Carlos E. Carrasco Gutierrez, Coordenador do Mestrado Profissional em Políticas Públicas da UCB.

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Católica de Brasília recebeu o embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima para uma palestra no dia 29 de maio. O tema foi “o desenvolvimento sustentável e sua importância nas políticas públicas”. O evento atraiu um público diversificado, incluindo estudantes, acadêmicos e profissionais interessados nas interseções entre sustentabilidade e políticas públicas.

Durante a palestra, o Embaixador Sérgio Eduardo destacou a urgência de integrar princípios de desenvolvimento sustentável nas políticas públicas, enfatizando que o crescimento econômico não deve comprometer os recursos naturais e o bem-estar das futuras gerações. Ele discutiu como a sustentabilidade é uma questão multifacetada que abrange aspectos ambientais, sociais e econômicos, e defendeu que a adoção de práticas sustentáveis pode trazer benefícios a longo prazo para a sociedade como um todo.

Ele também compartilhou exemplos práticos de como políticas públicas bem desenhadas podem promover a sustentabilidade, citando experiências de diferentes países onde atuou.

O evento proporcionou uma rica troca de conhecimentos e ideias, com uma sessão de perguntas e respostas que permitiu aos participantes aprofundar suas compreensões sobre o tema. A palestra do Embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima foi um lembrete contundente da importância da sustentabilidade nas políticas públicas e da necessidade de esforços contínuos e colaborativos para alcançá-la.

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Católica de Brasília reafirma seu compromisso com a promoção de debates e reflexões sobre temas cruciais para o desenvolvimento do país, e agradece ao Embaixador Sérgio Eduardo por sua valiosa contribuição.

Sérgio Eduardo já serviu em embaixadas em Washington, Lisboa, Londres, Tel Aviv, Palestina, Oslo, Budapeste, Camberra e na Missão do Brasil junto às Nações Unidas em Nova York. Além disso, ele desempenhou papéis importantes como presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), diretor do Instituto de Pesquisas em Relações Internacionais (IPRI) e chefe do Departamento de Política Comercial do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Recentemente, foi eleito e reeleito governador geral do Fundo Comum de Produtos de Base da ONU, em Haia.

Publicado por Samuel Siqueira