jun
Fórum

UCB recebe o Fórum Cidades Criativas nesta quinta-feira (06)

O público brasiliense é convidado a participar na manhã desta quinta-feira (06) do Fórum Cidades Criativas que ocorrerá no auditório do Bloco K, na Universidade Católica de Brasília (UCB). O evento contará com a presença de renomados palestrantes da economia criativa, incluindo a ex-Secretária do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão; o professor Dr. Alexandre Kieling, da UCB; e a representante do Sebrae/CE Cattleya Guedes. A recepção e o credenciamento começarão a partir das 8h. As inscrições podem ser feitas no Sympla.

Com a finalidade de promover a cooperação entre as cidades que identificaram a criatividade e o design como fatores estratégicos para o desenvolvimento urbano sustentável, o evento também tem o objetivo de potencializar o Distrito Federal como destino turístico também pelo design.

Programação
Na abertura do evento, às 9h, ocorrerá a apresentação do Panorama da Economia Criativa do Distrito Federal, com o professor Dr. Alexandre Kieling. Na ocasião, o pesquisador compartilhará com os participantes o projeto realizado pelo grupo de pesquisa do Mestrado Profissional em Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB, feito nos últimos dois anos. Pioneiro no DF, o projeto envolveu quatro fases essenciais para investigar, identificar e analisar vocações e competências da economia criativa no DF e nas regiões administrativas, com vistas à promoção da mudança na matriz econômica da região.

Na sequência, às 10h e às 10h45, as palestras serão ministradas por Cattleya Guedes e Claudia Leitão, respectivamente. A programação completa do Fórum pode ser conferida aqui.

O Fórum
Nomes de expressão nacional e internacional do design desembarcam em Brasília entre 4 e 7 de junho para o Fórum Cidades Criativas. Esta será a primeira vez que o evento será sediado no Brasil.

A programação do Fórum Cidades Criativas será dividida em eixos (Posicionamento de Brasília como Cidade Criativa; Cidades e Comunidade; Cadeia Produtiva; e Academia e Turismo/ Internacional) e incluirá palestras, workshops, exposições e mesas redondas com foco em assuntos como desenvolvimento do design nas cidades, impacto do design no turismo e interação entre o design e outros setores da economia criativa.

Cidades Criativas
Três capitais brasileiras são reconhecidas pela Unesco como Cidades Criativas do Design: Brasília, Fortaleza (CE) e Curitiba (PR). O termo define locais que cultivam o ambiente criativo, áreas verdes, o usufruto cultural e o respeito às diferenças. Tudo isso é feito de maneira sustentável e com foco no estabelecimento de conexões múltiplas e em políticas de turismo, meio ambiente, planejamento urbano sustentável, patrimônio cultural, educação criativa e fomento cultural. Nesse contexto, Curitiba, Brasília e Fortaleza tem condições de atingir os ODS- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- através do design e sua transversalidade, pensando políticas culturais e projetos para economia criativa, onde a inovação e inclusão social, mobilidade e desenvolvimento urbano sustentável, cultura e turismo são a essência desse processo de transformação.

As cidades funcionam como um grande laboratório de ideias inovadoras que contribuem para o cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, estabelecidos na Assembleia Geral da ONU. No Fórum Cidades Criativas, o design será visto como ferramenta de transformação social e inovação.

Brasília entra nesse contexto especialmente por refletir a diversidade expressa na identidade, na cultura e na criatividade. A partir da combinação entre a racionalidade arquitetônica e a monumentalidade da escala, a capital federal promove o design colaborativo e a criatividade como fatores de desenvolvimento urbano e cultural de forma inclusiva. Brasília é reconhecida como um território criativo que proporciona experiências sensoriais e culturais, revitaliza espaços públicos e recria memórias afetivas.

A Unesco reconheceu Brasília em 2017 como uma cidade capaz de inspirar a criatividade e a inovação em segmentos, como cultura, moda, artesanato e design gráfico. A escolha de Brasília como Cidade Criativa do Design contribuiu para o fomento de oportunidades para empreendedores criativos, resultando numa cena cultural vibrante e atrativa.

Publicado por Bárbara Fragoso