Atendimento Odontológico

UCB oferece atendimento odontológico a pacientes com câncer

A Universidade Católica de Brasília (UCB) inicia um projeto de pesquisa com o intuito de avaliar os impactos orais do tratamento oncológico em adultos e idosos que passam por quimioterapia, radioterapia ou ambos, para qualquer tipo de câncer. Podem participar do estudo, pacientes que apresentam desconfortos orais como aftas na região da boca, boca seca, ardência e queimação na boca, dificuldade para comer, alteração do paladar, dor e sensibilidade oral, dificuldade para abrir a boca e candidíase. As inscrições estão abertas por meio do formulário eletrônico.

“O nosso trabalho envolverá os efeitos diretos e indiretos do tratamento oncológico em pacientes submetidos a quimioterapia e ou radioterapia em cabeça e pescoço. Diante disso, um dos principais objetivos é avaliar a interferência desses problemas orais na alimentação, na fala, na mastigação, no dia a dia dos pacientes em tratamento oncológico”, explica o professor do curso de Odontologia da UCB e coordenador do projeto, Alexandre Miranda.

Entre os benefícios de participar do projeto de pesquisa são os tratamentos disponibilizados pela Clínica-Escola de Odontologia da UCB, como a Laser Terapia, que atua promovendo ação analgésica e anti-inflamatória no tratamento de lesões ulcerativas, as famosas aftas. Além de ações educativas e preventivas da saúde bucal.

Após o cadastramento, os pesquisadores farão uma triagem dos pacientes para agendamento dos atendimentos. “Nossa equipe entra em contato com as pessoas inscritas para checar se apresentam o quadro de sintomas objetos do estudo. A partir dessa confirmação, agendamos as consultas”, comenta o professor.

A equipe de pesquisadores reforça que é primordial a assistência em saúde bucal no tratamento oncológico com foco na adequação do meio oral, promovendo a eliminação de focos de infecção dentário e o tratamento de lesões e traumas. Miranda enfatiza que “as mucosites são lesões inflamatórias associadas à toxicidade sistêmica do tratamento e acúmulo de radiação e extremamente dolorosas, comprometendo a qualidade de vida do paciente de forma física, mas também psicológica”. Essas condutas clínicas preventivas e intervencionistas visam minimizar os efeitos negativos do tratamento para o câncer na saúde bucal dos pacientes.

A previsão inicial de atendimento é de 200 pacientes, com possibilidade de ampliação, caso necessário. Coordenado pelo professor do curso de Odontologia da UCB, Dr. Alexandre Franco Miranda, o projeto tem na equipe de pesquisadores estudantes dos cursos de Odontologia e Medicina, e do Mestrado e Doutorado em Gerontologia da UCB. A pesquisa tem coparticipação do Hospital Sírio-Libanês de Brasília e conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), Instituto Rennovari e Dental Life DF.

Atendimento odontológico para pacientes em tratamento do câncer

Público-alvo: adultos e idosos em tratamento de quimioterapia e/ou radioterapia na região da cabeça e pescoço com desconfortos orais como aftas, boca seca, ardência e queimação na boca, dificuldade para comer, alteração do paladar, dor e sensibilidade oral, dificuldade para abrir a boca e candidíase.

Publicado por Bárbara Fragoso