//
2024
mar
07
Pós-Graduação

Seminário discute Economia Criativa e pesquisas sobre o tema

A Economia Criativa e seus sistemas de produção, circulação e consumo. Esse foi o tema do seminário “Diálogos Criativos”, realizado hoje, 7 de março, no auditório da Biblioteca Nacional. O evento reuniu autoridades da iniciativa pública e privada, produtores culturais e pesquisadores para debater o cenário da Economia Criativa.

O reitor da Universidade Católica de Brasília, Prof. Dr. Carlos Longo, participou da mesa de abertura juntamente com autoridades como o secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Leonardo Reisman; o diretor regional do Senac do DF, Vitor Correio; o deputado distrital Max Maciel, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Cláudio Abrantes; o secretário de Turismo do DF, Cristiano Aráujo; entre outros.

Carlos Longo destacou a importância da pesquisa Panorama da Economia Criativa no Distrito Federal coordenada pelo Prof. Dr. Alexandre Kieling, realizada no Programa de Mestrado em Comunicação e Economia Criativa da UCB. “Nós, como universidade, temos que nos conectar com o mercado e com a sociedade. Estou orgulhoso que a UCB contribua para isso”, disse Longo. Além disso, ele ressaltou a importância de formar profissionais para contribuir com a expansão da Economia Criativa.

Kieling reforçou a convergência dos objetos de pesquisas realizadas pelas diversas instituições dentro do cenário da Economia Criativa e o quanto a junção dos trabalhos pode fortalecer ainda mais o cenário.

Durante o seminário, o secretário do turismo, Cristiano Araújo, destacou que o mercado da economia criativa está consolidado e ressaltou a importância de realizar um estudo coordenado para avançar na economia criativa no DF. O deputado distrital, Max Maciel, também enfatizou a importância do setor produtivo e ressaltou que todo recurso investido na cultura retorna em dobro.

Além da apresentação de pesquisas desenvolvidas dentro do cenário e da discussão entre pesquisadores, agentes apresentaram casos de exemplos bem-sucedidos de Economia Criativa.

Ana Carla Fonseca

O evento contou também com a presença de Ana Carla Fonseca, referência nacional e internacional no tema. Diretora da Garimpo Soluções, Ana Carla é especialista em economia criativa, cultura, cidades e desenvolvimento territorial. Ela atua como consultora e palestrante em diversos países, inclusive para a ONU, sendo reconhecida como uma das personalidades brasileiras que impressionam o mundo pelo jornal El País. Com vasta experiência, liderou projetos de inovação em multinacionais por 15 anos em diferentes partes do mundo.

Atualmente, Ana Carla é responsável por diversos planos de economia criativa no Brasil e no exterior, além de participar em projetos de curadoria e consultoria para empresas e governos.

Com a palestra “A Estruturação Sistêmica – A Visão das Organizações”, Fonseca falou sobre como a criatividade humana é essencial na economia.

Segundo ela, os setores criativos são atraentes, mas nem sempre inclusivos e sustentáveis. E para além disso, é necessário pensarmos na economia criativa contemplando toda a cadeia de produção. “Precisamos ter olhares mais transversais e não é um discurso, é uma necessidade prática”, afirmou.

O evento é uma realização da Fecomércio DF, Observatório de Domínios Criativos, Universidade Católica de Brasília, SEBRAE DF, SESC DF, Câmara de Economia Criativa em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do DF.

Publicado por Lorenna Kuroda
Skip to content