dez

UCB é uma das dez instituições brasileiras parceiras da Apple

A Apple encerra 2023 com o foco no impulso do desenvolvimento de novos criadores de aplicativos no Brasil. A gigante norte-americana estabeleceu parcerias com dez instituições em nove cidades do país, entre elas, está a Universidade Católica de Brasília.

O programa, destinado a estudantes universitários, teve início há uma década no Brasil, visando diminuir a escassez de profissionais qualificados, uma das principais preocupações das empresas no país.

A Apple Developer Academy já capacitou mais de três mil brasileiros ao longo dos anos, os quais passaram a criar e desenvolver seus próprios aplicativos com ênfase em codificação, design e marketing. O objetivo é contribuir para o crescimento da loja de aplicativos da Apple, presente em 175 países, e que gera um faturamento global de US$ 1,1 bilhão.

A escolha de fortalecer essas iniciativas no Brasil é estratégica, considerando uma pesquisa recente da Analysis Group que aponta que, além da Europa e dos EUA, a maioria dos desenvolvedores de aplicativos está no Brasil, China, Japão, Coreia do Sul e Índia. Os serviços relacionados a aplicativos representam aproximadamente 25% do faturamento da Apple, conforme seu último balanço financeiro.

As demais instituições brasileiras parceiras da Apple são a PUC-RJ, no Rio de Janeiro, a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), em Manaus, a Universidade Católica de Brasília, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, o Instituto Eldorado (Campinas), Mackenzie e Senac (São Paulo), PUC-RS (Porto Alegre), PUC-PR (Curitiba) e UFPE (Recife).

Com informações de O Globo

Publicado por Lorenna Kuroda