//
A Universidade Católica de Brasília (UCB) assinou nesta terça-feira, 26, uma parceria com o Porto Digital, o principal parque tecnológico urbano da América Latina. O evento, realizado na UCB, contou com a participação do Secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Gustavo Amaral, empresários, representantes da sociedade civil e organizações ligadas à tecnologia e inovação.
O objetivo da colaboração é introduzir um novo modelo de ensino. “Nossos estudantes, ao longo de sua formação, vão realizar projetos reais nas empresas conveniadas à UCB, trazendo para a grade curricular dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação as demandas reais do mercado e da sociedade. A implementação dessa metodologia inovadora na grade curricular está prevista para março de 2024”, explica o reitor da UCB, professor Carlos Longo.
Essa iniciativa beneficiará estudantes de todos os campi da UCB: em Taguatinga, Ceilândia e o novo campus que será inaugurado no Plano Piloto em 2024. Além disso, a universidade planeja construir espaços de coworking, onde empresários poderão colaborar com alunos e professores no desenvolvimento de soluções computacionais.
O Porto Digital é o principal parque tecnológico urbano da América Latina. Mais de 460 empresas, organizações de fomento e órgãos governamentais, fazem parte do empreendimento. É uma comunidade composta por mais de 17 mil profissionais e empreendedores. “Queremos trazer a experiência de formação de pessoas na área de tecnologia que nós temos no Porto Digital para cá, aproveitando a estrutura da própria universidade, com o corpo de professores e todo o potencial de crescimento na área de tecnologia que Brasília possui”, disse a Superintendente de Formação e Inovação do Porto Digital, Marcela Valença.
A parceria está em sinergia com o projeto do Governo do Distrito Federal de revitalizar o Setor Comercial Sul (SCS) do Plano Piloto. Em maio deste ano, o governo aprovou uma lei que autoriza uma série de novas atividades nessa área, visando transformá-la em um centro de tecnologia e economia criativa. Esta iniciativa inclui a autorização para 280 novas atividades comerciais, institucionais e de prestação de serviços, como a abertura de faculdades, creches, cursos de educação profissional de nível técnico, entre outros.
A proposta implica em uma modificação na estrutura curricular dos cursos oferecidos pela UCB, introduzindo a inovadora disciplina ‘Residência Tecnológica Porto Digital’, que leva os estudantes para dentro das empresas e traz as empresas para dentro da universidade. “O grande diferencial a partir desse momento é que nossos alunos estarão envolvidos em projetos reais nas empresas, durante o processo de formação, criando oportunidades de trabalho e colocando o conhecimento em prática. Nenhuma outra instituição em Brasília oferece essa disciplina em sua grade de ensino”, destaca Gislane Pereira Santana, professor da disciplina de Residência Tecnológica da UCB.
Após a formalização da parceria, a Universidade está agora em processo de cadastramento de empresas interessadas em se integrar a essa colaboração com a UCB, atuando como locais de residência tecnológica para os estudantes. A participação das empresas parceiras começará no primeiro semestre de 2024. Organizações interessadas podem entrar em contato pelo WhatsApp no número (11) 97204-5133.