Foto: Letícia Lima/Olfato
Feira de Empregabilidade

UCB Integra realiza II Jornada de Trabalhabilidade

O encontro entre estudantes e palestrantes reconhecidos pelo mundo do trabalho debateu temas sobre carreira, tecnologia e liderança feminina

Por Joyce Teles e Rafaela Boer/Olfato – Agência Júnior de Jornalismo e Comunicação.

Na quarta-feira, 20 de setembro, aconteceu a “II Jornada de Trabalhabilidade: Mundo do Trabalho e suas Inovações”, promovida pelo UCB Integra, setor da Universidade Católica de Brasília responsável por gerir as questões referentes a estágios, carreira e empregabilidade junto aos estudantes em formação. O evento, que ocorreu das 9h às 21h30, integrou os alunos às novas pautas e aos desafios do mundo do trabalho.

Houve também a participação de 14 expositores, entre empresas, agências de integração (IEL, Cesam e Stag) e empresas juniores de diversos cursos da UCB. Os expositores ofereceram vagas de emprego e estágio, além de dar orientações sobre empregabilidade.

De acordo com a professora à frente do UCB Integra, Andrea Garzesi, a “II Jornada da Trabalhabilidade” é uma oportunidade de estimular o desenvolvimento de competências que possibilitem o estudante ter uma carreira concreta. “A gente quer que eles permaneçam, a gente quer que eles saiam de um contrato de estágio e sejam efetivados nessa empresa”, explicou Andrea.

Fernanda Verdolin, CEO da Edtech Workalove, abriu a programação do evento às 9h com a palestra “Mundo do Trabalho e a Relação com as Novas Gerações”. A palestrante abordou a capacidade de gerar trabalho, renda e riqueza em diversas atividades, bem como sobre os desafios na escolha de carreiras, especialmente no campo da tecnologia. Fernanda destacou a solidão na tomada de decisões e a pressão para se conformar com estereótipos profissionais, ressaltando que “superar esses desafios demonstra resiliência e determinação”.

Pela dinâmica de oficina, Johann Bischof apresentou o tema sobre “Carreiras e Games”, destacando as diversas profissões criativas e tecnológicas por trás dos jogos, bem como os estereótipos negativos a eles relacionados, defendendo que o problema não é o ato de jogar, e sim seu uso equilibrado. Bischof lembrou, o quanto os jogos digitais ajudaram as pessoas a saírem da depressão durante a pandemia, quebrando esse paradigma.

No período da tarde, Fernanda Verdolin retornou com a palestra “Mundo do Trabalho e a Liderança Feminina”, quando explorou como o mercado de trabalho atual afeta a ascensão das mulheres. Ela falou sobre a tendência de as mulheres se retratarem em cargos de liderança, em como a inteligência artificial pode ameaçar essas posições e em como ocorre uma masculinização inconsciente, quando as mulheres ocupam espaços dominados por homens. Em contraponto, a empatia e a capacidade de ver o outro de maneira diferenciada foram ressaltadas por ela como vantagens da liderança feminina.

O evento continuou com um talk show, às 17h, envolvendo as representantes Laura Tiemi Fugita, da empresa júnior Cajuí; Giovanna Benincasa, da Conex; Mariana Calazans, da Matriz e de Maria Luisa Martins, da Olfato. Mediadas pela professora Margaret Nunes, o bate-papo proporcionou uma visão ampla a respeito do papel dessas empresas na formação dos futuros profissionais, que encontram ambiente propício ao entendimento de empreendedorismo, relações humanas, liderança e, naturalmente, ao exercício da profissão futura. “Queremos dar a oportunidade para todos. Após a análise da diretoria depois de uma entrevista, propomos um desafio por área, para que provem se estão prontos para a admissão. Damos apoio a todos os novos e velhos integrantes e há também a política de revezamento de funções, oportunizando aos integrantes experimentar outras tarefas nas diretorias existentes na nossa empresa júnior”, concluiu Maria Luisa, presidente da Olfato, referindo-se ao processo seletivo e ao funcionamento da agência.

Por fim, a palestra de encerramento, às 20h, conduzida por Gilberto Lima Júnior, abordou “O Avanço das Tecnologias e Seus Impactos Sociais e Ambientais” salientando a importância da preservação do aspecto humano no avanço tecnológico. Ele explicou o papel dos futuristas na previsão de cenários futuros com base em tendências e pesquisa. Destacou a necessidade de as pessoas se alfabetizarem tecnologicamente e manterem o controle sobre as tecnologias, para evitar um mundo dominado por tecnocracia, chamando a atenção para a importância de uma atitude ética e de participação da sociedade civil em debates globais sobre tecnologia.

Publicado por Samuel Siqueira