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Planejamento é fundamental em todos os aspectos da vida. Para o futuro profissional então é essencial. Assim destacou o pró-reitor de Administração, prof. Dr. Dilnei Lorenzi, durante o Católica Talks, evento realizado no auditório do Bloco M, no dia 15 de março, e que reuniu especialistas para debater as principais habilidades e competências que devem ser desenvolvidas no profissional para buscar as oportunidades no mercado de trabalho no presente e no futuro.
O Católica Talks foi uma iniciativa da Pós-graduação Lato Sensu da Universidade e contou com a participação do pró-reitor Dilnei Lorenzi, que possui vasta experiência em gestão de instituições de ensino, é especialista em Inovação pela Universidade de Miami e doutor em Filosofia. Atualmente participa do Conselho de Educação do Distrito Federal; e do professor Igor Gomes, docente em diversos cursos de graduação e pós-graduação, possui especialização em Inovação também pela Universidade de Miami e é mestre em Marketing pela Emerson College.
Falando sobre o Católica Talks, o professor Dilnei destacou que é um momento novo para a Pós-graduação Lato Sensu, sendo um dos primeiros eventos, de um conjunto, que estão programados para o longo do ano. O pró-reitor ressaltou, em sua palestra, o perfil do novo profissional que a UCB está formando. “A preocupação hoje da Universidade Católica de Brasília não é simplesmente que o estudante venha, faça um curso e volte ao mercado de trabalho, mas que ele faça uma experiência de Universidade, que possa entrar na graduação, passar pelos cursos de pós-graduação, fazer um mestrado, um doutorado, em sintonia com o mercado. Essa é uma grande experiência que oferecemos, mas principalmente, não só antenado com as questões de mercado, mas possibilitar ao aluno um networking, relacionamento, novas tendências e que, a partir daí, ele possa fazer do seu jeito”, destacou.
Networking
Sobre a importância da construção de uma rede de contatos (networking), e que quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maior será a possibilidade de conseguir uma boa colocação profissional e realizar bons negócios, o professor Dilnei ressalta que além da formação da rede, o estudante deve aliar a uma boa e sólida formação profissional. “O networking é importante sim, mas somente com ele o estudante não consegue nenhuma ascensão no mercado de trabalho. Isso deve vir embasado, fundamentado em uma boa formação, em uma graduação sustentada, em um conjunto de estudos que vai desde questões técnicas, lógicas, emocionais, a uma segunda ou terceira língua, que são decisivas para a boa colocação profissional”.
“Os grandes estudos que nós temos, principalmente das Universidades preocupadas com o posicionamento de mercado dos seus egressos, nos mostram que a diversificação dos estudos é cada vez mais fundamental. É importante sim ter um aprofundamento, uma estrutura muito forte de base, mas essa diversificação é o tipo de colaborador que o mercado de trabalho está buscando. Não basta ser um grande técnico, ter habilidades altamente competitivas se ele não consegue traduzir isso em um ambiente de trabalho, em termos de relacionamento, motivação, liderança. Então, é fundamental essa diversificação da formação”.
Tendências de Mercado
O professor Igor Gomes propôs o uso de estratégias de gestão empresarial para identificar oportunidades no mercado, mesmo em tempos de crise. Segundo Igor, o Católica Talks é uma iniciativa da Universidade para fazer a ponte entre tendências de mercado, formação, carreiras, com a sociedade e os profissionais que precisam de orientação e imersão do conhecimento que é produzido dentro da nossa Instituição.
“O contexto hoje não é muito favorável ao modelo antigo de emprego, então os estudantes precisam entender que não basta ter apenas uma profissão, você precisa criar diferenciais competitivos e, principalmente, buscar oportunidades, em cenários adversos como estamos passando atualmente, por meio de algumas estratégias”, disse o prof. Igor.
Ainda de acordo com o professor da UCB, o planejamento de carreira é um tema muito atual é pouco aplicado à realidade dos profissionais. “As pessoas costumam tomar decisões de carreira pouco fundamentadas em planejamento e muito mais em uma oportunidade que surge. Então, nós hoje fazemos uma reflexão com os estudantes no sentido de como utilizar algumas técnicas, estratégias de planejamento que são usadas por empresas para se diferenciar no mercado de trabalho”.
Coaching
O conceito de coaching é de ser um processo que visa aumentar o nível de resultados positivos de indivíduos, times ou empresas, por meio do uso de técnicas e ferramentas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee).
Segundo o professor Igor, assim como um bom esportista precisa de orientação para alcançar o alto desempenho, é interessante ter um profissional no mercado que ajude outros a encontrar fórmulas ou estratégias para alcançar o êxito. “Quanto à profissão de coaching, ela deve ser sim uma alternativa para as pessoas conseguirem alcançar sucesso e desenvolver habilidades que às vezes elas não conseguiriam sozinhas”.
“Cada vez mais estão sendo implementados nas instituições de ensino os aconselhamentos, mentorias e processos de coaching, que ajudam as pessoas a identificarem o que elas têm de melhor. Esse é um primeiro passo, identificar nas pessoas as suas qualidades, habilidades e as suas fraquezas, para que elas possam, ao longo desse processo, melhorar, investir em formação, porque o que temos visto é que os melhores profissionais do mercado têm formação sólida e isso agrega em termos de valores financeiros para o salário em longo prazo. Então, algumas dicas que eu dou são: planejamento, foco e dê o primeiro passo, mantenha-se em movimento no mundo profissional”, disse o professor Igor Gomes.