Estudantes de Arquitetura projetam abrigo para idosos

Estudantes, egressos, professores e pesquisadores dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Programa Stricto sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília, entregaram, no dia 3 de agosto, um projeto arquitetônico e técnico da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e o Centro Dia (CD) públicos em Ceilândia/DF às autoridades em uma cerimônia no Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

No evento ocorrido no Memorial TJDFT, o Desembargador Cruz Macedo ressaltou o comprometimento do Tribunal em amparar os setores mais fragilizados da comunidade. A Vice-Governadora do DF, Celina Leão, também esteve presente representando o Governador Ibaneis Rocha, e afirmou o compromisso de implementar o projeto e estreitar a parceria com a Católica.

Durante o discurso, o reitor da UCB, Prof. Dr. Carlos Longo, destacou a importância das parcerias da Universidade com as instituições para a formação de uma sociedade melhor.

O propósito do projeto é garantir acolhimento e suporte aos idosos em situação de vulnerabilidade na ILPI, enquanto no Centro Dia eles terão a oportunidade de participar de atividades, desfrutar de refeições, interagir socialmente e receber cuidados médicos essenciais durante o dia, retornando às suas residências à noite. Prevê-se que a ILPI tenha disponíveis 96 vagas, enquanto o Centro Dia abrigará 90 vagas, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para os idosos que necessitam de assistência e cuidados.

A elaboração do projeto contou com o trabalho conjunto de várias instituições ao longo de quatro anos, incluindo a Universidade Católica de Brasília (UCB) e os órgãos que compõem a Central Judicial do Idoso (CJI), sob supervisão da coordenadora da CJI, a juíza Monize Marques.

O projeto da UCB foi realizado por uma equipe formada pelos estudantes e egressos de arquitetura, Perseu Rufino, Danilo Alves, Rebeca Albano, Alice Rodrigues e Zilmara Anjos e pela coordenadora da graduação em Arquitetura, Valéria Bertolini, juntamente com os professores Marcos Martins e Tatiana Chaer. O coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Gerontologia, Prof. Dr. Henrique Salmazo e o Prof. Dr. Vicente Paulo também colaboraram com o projeto.

Perseu apresentou o projeto durante a cerimônia e explicou sobre a importância da pesquisa e funcionalidade da ILPI e do Centro Dia, que representam um passo significativo para ampliar a assistência e garantir a dignidade e o respeito aos idosos.

Publicado por Lorenna Kuroda