set

UCB realiza atividade em Escola de ensino fundamental

Para trabalhar a prática na formação dos estudantes, diante da diversidade cultural e social, os cursos de Educação Física e Pedagogia da Universidade Católica de Brasília (UCB) realizaram, no dia 16 de setembro, uma série de atividades supervisionadas, esportivas e de lazer, com 500 estudantes do 1º ao 9º ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Lourdes de Faustine, em Santo Antônio do Descoberto – Goiás.

Por meio das disciplinas “Estágio Supervisionado II”, da Educação Física, e “Componente Curricular 6: Planejamento e Avaliação: nos processos de Ensino e Aprendizagem”, da Pedagogia, os estudantes da Católica organizaram todo o processo de planejamento e execução das atividades, proporcionando um momento diferenciado no processo de aprendizagem e de vivência do ambiente escolar.

A professora do curso de Pedagogia Adriana Matos destacou o entrosamento que a visita proporcionou. “Ao chegarmos ao local, a integração entre estudantes do curso de Pedagogia e estudantes do curso de Educação Física ocorreu na medida em que as oficinas eram organizadas e montadas pelos alunos. No evento tudo transcorreu tranquilamente, e os universitários demonstraram organização, envolvimento, dinamismo e entusiasmo”

Para o professor do curso de Educação Física da UCB Waldir Delgado Assad, esse tipo de iniciativa colabora para a transformação da escola num grande centro irradiador de diversão e aprendizado, refletindo na formação dos futuros profissionais. “Aprender também é uma forma de prazer e de viver a brincadeira. A proposta da UCB para os seus estudantes está em proporcionar uma aprendizagem por meio de uma metodologia ativa. Nesta visita vimos uma ampla e irrestrita vivência desta metodologia, uma vez que a sensação de trabalho cumprido e alegria pela participação estava no rosto dos participantes, que demonstravam estar realizados por fazerem parte daquele momento, evidenciando entender o seu papel como futuro profissional, seja de professor de Educação Física ou Pedagogo, no processo de construção da sua ação profissional”, pontuou.