Festival de mobilidades esportivas do PIBID

Estimular jovens para a prática de atividades físicas e apresentar diferentes modalidades esportivas, esse foi o objetivo do I Festival de Modalidades Esportivas, realizado no dia 30 de agosto, pelo Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB). O evento contou com miniaulas de ginástica artística, dança, flagball, dodgeball e atividades aquáticas recreativas para os estudantes do Centro de Ensino Médio 03 (CEM 03).

A coordenadora do projeto, professora Nilza Maria do Valle Pires Martinovic, explicou que essa é uma oportunidade para desenvolvimento mútuo e trocas entre os estudantes da Católica e os 45 estudantes do 1º ano do ensino médio que participaram das atividades. “Essa é a primeira edição do Festival de Modalidades. Voltado para a prática da iniciação à docência, essa iniciativa colabora para a formação dos nossos estudantes que, em breve, estarão atuando no mercado de trabalho. Além disso, apresenta o curso e a Instituição para estudantes do ensino médio que estão em processo de descobertas da área que irão seguir”.

Presente no festival acompanhando o grupo de estudantes do CEM 03, de faixa etária entre 14 e 16 anos, a professora Carolina Maria de Carvalho Mendes destacou a importância desse tipo de iniciativa. “É muito bom proporcionarmos aos jovens momentos como este. Eles precisam ir além da sala de aula. Atividades em ambientes diversos colaboram para o desenvolvimento e para que eles possam abrir os horizontes ao pensarem numa futura profissão”.

Integrante do PIBID há mais de um ano, o estudante do 6º semestre do curso de Educação Física Caio Heideki da Silva, 21 anos, mostrou-se entusiasmado com a ação. “Sempre procuramos proporcionar atividades diferentes nas atividades que realizamos pelo PIBID. Participar de um programa como esse é um dos pontos altos que somente uma universidade pode proporcionar. Estou prestes a finalizar o curso e muito do que aprendi foi por ter optado por uma instituição de ensino que alinha ensino, pesquisa e extensão. Sem dúvidas fez toda diferença na minha formação”, destacou.

PIBID
O PIBID é um programa da CAPES e tem como objetivo o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a estudantes dos cursos de licenciaturas participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES), em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Publicado por Tiago Mendes