Turma do Bem: ONG vai a ministério discutir sobre saúde bucal

A Turma do Bem, uma Organização Não-Governamental (ONG) que administra a maior rede de voluntariado especializado do mundo em serviços odontológicos, esteve presente no Ministério da Saúde ontem, em 16 de maio.

Os diretores da Turma do Bem, Fernando Santos e Amanda Monteiro, juntamente com os Dentistas do Bem Eric Franco, professor de Odontologia na Universidade Católica de Brasília, e Itamar Teixeira, realizaram uma reunião com Doralice Severo da Cruz, Coordenadora Geral de Saúde Bucal do país, e com os Assessores técnicos da Coordenação Geral da Saúde Bucal, Marcus Prates e Flávia Santos.

O encontro teve como objetivo discutir políticas públicas de saúde bucal e propor a realização de um grande Mutirão Nacional de Tratamento Odontológico, envolvendo Estados, prefeituras, ONGs, SUS, universidades e sociedade civil. O plano visa reparar os danos causados pelos anos de negligência nessa área.

A Turma do Bem conta com mais de 18 mil dentistas em 12 países e oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em situação de vulnerabilidade social e com problemas bucais graves. Seu foco principal são jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência de gênero que sofreram danos dentários. Ao longo de 20 anos, a ONG beneficiou mais de 82 mil jovens e 1100 mulheres.

Publicado por Samuel Siqueira