jun

Fisioterapia gratuita à comunidade

A Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Católica de Brasília (UCB) realizará a triagem no período de 3 a 14 de julho, de segunda a sexta-feira, no período vespertino. Os serviços serão oferecidos nos laboratórios da Clínica, com atendimentos à comunidade externa, nas seguintes especialidades: Ortopedia e Traumatologia, Neurologia Adulto, Neurologia Infantil, Ginecologia e Obstetrícia. Para participar, o paciente deve passar previamente pela triagem, realizada pelos colaboradores do curso, que ocorre conforme a disponibilidade de vagas para atendimento. “Essa triagem é realizada para otimizar a acolhida às pessoas que procuram a Clínica Escola no seu tratamento. O intuito é sistematizar o atendimento e reduzir o crescente número de pessoas que aguardam atendimento na lista de espera”, esclarece Caroline Linhares, auxiliar do curso, uma das responsáveis pela triagem.

De acordo com o agendamento da triagem, o responsável ou o próprio paciente deverá apresentar os documentos pessoais (do paciente), o encaminhamento ou o laudo do médico e um comprovante de residência. O paciente será convidado a realizar o tratamento conforme a disponibilidade de vagas. “Os pacientes passam por uma avaliação inicial, pela qual, conforme o quadro da enfermidade, é determinada a quantidade de sessões semanais e estabelecidos os horários para atendimento. Periodicamente é reavaliada a conduta e o tratamento fisioterapêutico. O paciente permanece em tratamento até obter alta completa ou alta orientada”, afirma Viviane Mota Carvalho, analista Pedagógica do curso de Fisioterapia.

Do serviço à prática profissional
Os atendimentos oferecidos na Clínica Escola de Fisioterapia da UCB são gratuitos. A cada semestre, a Clínica Escola atende em média 250 pacientes por meio dos estudantes do último semestre, em estágio supervisionado por professores. A proposta é que o formando vivencie a prática profissional, conheça as realidades sociais e atenda às necessidades da saúde pública.

A professora Yomara Lima Mota, coordenadora do curso de Fisioterapia da UCB, esclarece que essa experiência do estágio é extremamente importante para a formação integral do estudante, pois o mercado exige cada vez mais profissionais bem preparados. “O estágio permite ao estudante vivenciar a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos desde os primeiros anos do curso, a partir de vivências do cotidiano da Fisioterapia, estimula a criatividade, a relação interpessoal e, principalmente, a independência profissional”, assegura. Para ela, o estágio supervisionado na Clínica é, também, uma oportunidade para sua escolha de atuação a partir da experiência prática em diferentes áreas. “Além disso, há o crescimento pessoal, pois é um importante momento de integração com a comunidade”, reforçou.

Atendimento gratuito de Fisioterapia UCB
Período de triagem e agendamento: de 3 a 14/7/2017 (de segunda a sexta-feira, período vespertino).
Local: Clínica Escola de Fisioterapia UCB: Câmpus I – QS 07 – Lote 01 – Pistão Sul – DF
Sala: Recepção da Clínica Escola de Fisioterapia – Bloco F.

Critérios de seleção do paciente:
• encaminhamento do médico e/ou laudo que deve conter data inferior a um ano de sua emissão;
• comprovante de residência;
• documentos pessoais.

Atenção: Todos os pacientes que procuram a Clínica Escola serão incluídos na lista de espera, na qual poderão ser selecionados conforme a demanda do processo de ensino-aprendizagem do estudante do curso, bem como buscando uma seleção justa e igualitária.

OBS.: A Clínica não faz atendimento emergencial.