Acolhida

UCB faz acolhida aos calouros do Campus Ceilândia

Na quinta-feira (16) aconteceu a acolhida aos calouros do Campus Ceilândia da Universidade Católica de Brasília. No evento, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor a estrutura e a organização da UCB e tudo o que é oferecido para enriquecer a experiência universitária, como projetos de pesquisa e extensão, laboratórios, pastoralidade e espaços de aprendizagem. Houve também a inauguração da clínica escola de Psicologia.

Participaram a Reitora interina, Adriana Pelizzari, o Pró-reitor administrativo interino, Weslley R. Sepúlvida, o coordenador geral do Campus Ceilândia, Sérgio Silva, a Coordenadora do Projeto de Relações Estudantis, Nilza Maria, a Coordenadora Acadêmica da Graduação, Camila Sara Gonçalves Cunha, a Coordenadora da Pastoralidade, Vanildes Gonçalves dos Santos, o Coordenador Acadêmico de Extensão Universitária, José Ivaldo Lucena, o Coordenador de Eventos, Gidalti Guedes e os cordenadores dos cursos de graduação.

A reitora interina Adriana Pelizzari ressaltou a qualidade do campus e a vantagem de se ter uma unidade da UCB em uma região populosa como é a Ceilândia. O campus beneficia também moradores de outras cidades, como Brazlândia e Águas Lindas. Adriana anunciou que a Católica tem planos para melhorar cada vez mais a estrutura. “Vamos abrir novos cursos na área de tecnologia e outras, melhorar os laboratórios e abrir o campus à comunidade por meio dos projetos de extensão”, afirmou.

Um dos projetos de atendimento à comunidade foi inaugurado durante a acolhida: o Centro de Formação em Psicologia Aplicada (CEFPA). A professora Ana Cristina, coordenadora do projeto, anunciou que o novo centro ampliará a capacidade de atendimento psicológico gratuito à comunidade, além de alcançar um público maior devido à facilidade de acesso a pessoas que moram longe do Campus Taguatinga, onde o CEFPA existe desde 2001.

De acordo com a professora, os estudantes de Psicologia do Campus Ceilândia estão chegando a uma fase do curso “com uma configuração mais prática, com disciplinas de observação e técnicas de entrevista. Diante disto, temos a necessidade de abrir um espaço onde os alunos possam desenvolver a prática e, quando estiverem no sexto semestre em diante, começarem a atender de fato à comunidade”. No início, haverá apenas atividades simuladas. O atendimento ao público externo será iniciado em breve, com a participação de alunos do Campus Taguatinga que estão em semestres mais avançados.

A acolhida contou também com um talkshow, com o professor Gidalti Guedes entrevistando alguns estudantes de destaque de diferentes cursos. Ao final, houve apresentação musical de uma banda formada horas antes do evento pelo professor Gidalti, Lucas Freitas, supervisor de eventos, Carlos Eduardo Mack, supervisor de segurança, e Ítalo Silva, assistente de audiovisual.

Publicado por Samuel Siqueira