A enfermagem na construção de uma sociedade democrática

Discutindo assuntos em debate nacional, o curso de Enfermagem da Universidade Católica de Brasília realizou, de 10 a 12 de maio, a XIV Semana da Enfermagem com o tema “Boas Práticas na Construção de uma Sociedade mais Democrática”. Foi uma semana de palestras e minicursos com a participação de palestrantes convidados, egressos e acadêmicos do curso envolvidos em uma programação voltada para a qualificação dos futuros profissionais da área.

A coordenadora do curso, professora Fernanda Monteiro de Castro Fernandes, explica que a XIV Semana trouxe a temática do Dia Mundial da Saúde de 2017 sobre a depressão, com o psicólogo e estudante de Medicina, Davi Giraldi, que falou sobre o assunto. “O intuito era que ele falasse da depressão, não só dos pacientes, mas dos enfermeiros. Como encaramos muitas doenças e problemas de saúde em nosso ambiente de trabalho, que envolvem a tristeza, às vezes o próprio profissional fica deprimido”, apontou Fernandes.

Além de Giraldi, o evento recebeu a professora assistente social, Maria Valéria Duarte, para falar sobre os problemas que os profissionais enfrentam na parte da assistência social e o vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Distrito Federal SINDATE-DF, Jorge Viana de Souza, que falou sobre atividade sindical política na categoria em todo o país. Para Jorge, é importante que os estudantes do curso tenham visão crítica do papel que exercem na saúde e adquiram consciência cidadã crítica e política. “Ao longo dos anos tivemos uma grande evolução científica técnica da enfermagem. Mesmo assim, temos uma grande deficiência na questão sindical. Uma categoria com consciência política consegue se impor no mercado, ser reconhecida e respeitada. Não adianta termos o conhecimento e a credibilidade com a população, se nós mesmo não temos consciência da importante fortaleza que representamos na saúde”, afirmou o vice-presidente. Jorge acredita que os futuros profissionais da área precisam sanar essa deficiência. “Eu desejo que os estudantes saiam daqui mais críticos. Fora da Universidade, há uma realidade impactante, e sabemos que existe uma deficiência nessa questão de consciência, do que é um Conselho, um Sindicato e quais são as reponsabilidades dele como trabalhador e profissional de enfermagem”, complementou.

Atividades que fazem a diferença

No decorrer da XIV Semana da Enfermagem, os estudantes participaram de minicurso voltados para aulas práticas, como parto domiciliar, que está em evidência, abordando os cuidados para que ele seja feito seguramente para a mãe e o bebê. Assim como o curso de parada cardiorrespiratória, que também foi oferecido aos interessados durante o evento.

A professora do curso e do programa de Mestrado em Gerontologia da UCB, Maria Liz Cunha de Oliveira, lançou o livro “Vovó sabe tudo sobre: Asma”. Uma leve história ilustrada para pais e filhos sobre a doença. “É um livro infantil que resgata a figura da avó contando para o neto como ocorre a asma. Toda a historinha ronda o fato dele ter presenciado uma crise de asma de um amigo dele na escola”, afirmou Liz. “Meu neto de 5 anos amou! Queria que eu lesse toda hora a história”.
Outro destaque foi o desfile promovido pelos estudantes do primeiro semestre, durante o encerramento da XIV Semana. Eles fizeram uma evolução histórica de como as enfermeiras se vestiam no século passado, na época de guerra até os dias atuais.

A professora Fernanda Monteiro comemora esse tipo de acontecimento no curso e acredita que nos próximos anos o evento terá uma programação ainda maior. “É muito enriquecedor, dá um gás para os alunos e para os professores. Eles disseram que uma semana é muito pouco para ser discutida, já estão pensando no ano que vem. É uma motivação para que nós professores exercêssemos um trabalho melhor, mais amplo. Acho que o mais importante é a motivação dos alunos e para o conhecimento”, concluiu a coordenadora.

Publicado por Tiago Mendes