fev
Lançamento de Livro

UCB lança “Diálogos com Darcy Ribeiro: educação e democracia”

O Grupo de Pesquisa – Diálogo: um processo pedagógico transversal, da Universidade Católica de Brasília, lançou o livro “Diálogos com Darcy Ribeiro: educação e democracia” nesta quarta-feira, 8. O lançamento fez parte da Semana Pedagógica da Universidade, evento que marca o início do semestre letivo.

O livro, organizado por Luiz Siveres, Joaquim Alberto Andrade Silva e Idalberto José das Neves Júnior, é o segundo de uma série que busca trazer para a contemporaneidade os ensinamentos de grandes nomes da Educação. O primeiro foi “Diálogos com Paulo Freire: reflexão e ação”, lançado em 2021. As duas publicações foram idealizadas como homenagens ao centenário de Paulo Freire (2021) e de Darcy Ribeiro (2022).

Cada capítulo de “Diálogos com Darcy Ribeiro: educação e democracia” é baseado em uma obra específica de Ribeiro. Os autores contextualizam a temática dos escritos de referência, atualizando os ensinamentos para a realidade atual da educação brasileira. Também é feito um exercício criativo de diálogo simulado com pensador, trazendo perguntas elaboradas pelo grupo de pesquisa e respostas hipotéticas baseadas na obra estudada.

Síveres ressalta que “o veio transversal de toda a obra é que a educação sempre deveria apontar para a democracia. Então, esta é a relação estabelecida: um diálogo entre educação e democracia.”

O livro está disponível para download gratuito.

Contribuiram para a publicação os seguintes pesquisadores: Airton Rodrigues Gonçalves de Paiva, Andrea Karla Ferreira Nunes, Celita Fernandes de Oliveira e Silva, Edney Gomes Raminho, Idalberto José das Neves Júnior, Igor Adolfo Assaf Mendes, Joaquim Alberto Andrade Silva, José Ivaldo Araújo de Lucena, Juliana de Andrade Boel Neves, Letícia da Costa e Silva Mourão, Lucicleide Araújo, Luiz Síveres, Luiz Henrique Alves dos Santos, Maria de Lourdes de Almeida Silva, Maria do Socorro da Silva de Jesus, Maria Madalena dos Santos, Marilene Nogueira da Silva, Marli Dias Ribeiro, Rita de Cássia de Almeida Rezende, Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira, Vânia Batista dos Santos, Vanildes Gonçalves dos Santos, Vasti Ribeiro de Sousa Soares e Vitor Biral Bazucco.

Publicado por Samuel Siqueira