Educação Física emplaca no Inter UCB

O final de semana foi movimentado na Universidade Católica de Brasília (UCB) com a 3ª edição do campeonato Inter UCB, que ganha força a cada ano com a integração de mais cursos. Neste ano, as novidades foram a participação do curso de Nutrição e o grande destaque do curso de Educação Física, que levou o troféu com vantagem do dobro de pontos em relação à segunda colocada, a Atlética Magistrada do curso de Direito. O 3º lugar ficou com a Atlética Matilhaça, dos cursos de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo.

Integração, espírito esportivo e valores de equipe levaram a Atlética Olympus ao pódio. Cerca de 10 cursos da Instituição mostraram suas torcidas organizadas, hastearam suas bandeiras atléticas e jogaram basquetebol, handebol, vôlei e futsal com garra nos Ginásios I e II e correram pela pista de atletismo. A Magistrada participou de cinco modalidades: futsal, basquete, handebol, vôlei e atletismo em revezamento masculino e feminino. “Ficamos na final em quase todos os jogos e alcançamos o segundo lugar”, comemorou a estudante do 8º semestre do curso de Direito, Lizandra Bassoli Campos, 24 anos.

Com o passar dos anos, o movimento de atléticas tem crescido com o objetivo de promover o esporte no ambiente acadêmico em uma competição que exige superação entre os estudantes. É o que aponta o estudante do 7º semestre do curso de Educação Física, Rodrigo Gonçalves, 23 anos. Motivados pelo espírito de revanche por não terem sido campeões na última edição, a preparação do Olympus começou antes mesmo do Inter UCB ser anunciado. O primeiro lugar garantido surgiu graças ao esforço e à dedicação de toda a equipe, com atletas competindo em mais de duas modalidades, para dar quórum ao time.

“Por sermos um curso voltado ao esporte, como não ganhamos o Inter UCB do ano passado, ficou aquela obrigação implícita, pois nós somos os atletas. Foi possível acreditar na vitória, porque lutamos até o fim com muita vibração. Nossa Atlética colecionou medalhas de ouro! Alcançamos uma pontuação surpreendente: o dobro de pontos do segundo colocado. Nós honramos o nome da nossa Atlética, porque somos a cara do esporte! ”, vibrou o estudante Rodrigo.

Maria Clara Diniz, do curso de Enfermagem, 21 anos, 6º semestre, faz parte da Atlética Supremacia, que ficou em 5º lugar no ranking geral. Ela concorreu no futsal, basquete e handebol e alcançou o 3º lugar no futsal e no basquete masculino e feminino e ainda no atletismo, também na 3ª colocação. “O Inter UCB nos proporciona a integração com outros cursos por meio do esporte e mostra a importância do trabalho em equipe”, pontuou Maria Clara.

Com menos de um ano de existência, esta foi a primeira participação da Atlética Predadora no Inter UCB. A estreia da equipe de 17 atletas rendeu uma medalha no atletismo. No 2º semestre do curso de Nutrição, o estudante Winicius Isaqui dos Santos Guimarães, 20 anos, destaca que este é o primeiro evento esportivo no qual os estudantes do curso participaram de maneira ativa.

“Nosso curso possui cerca de 250 estudantes e, por ser recente, conseguimos levar apenas 17 atletas, entre homens e mulheres, para participar de jogos de futsal, vôlei, basquetebol e handebol. Como não tivemos treino, nem experiência, não conseguimos ganhar nas modalidades coletivas. Entretanto, eu e uma amiga competimos no atletismo de 200 metros e conseguimos levar o bronze para a Predadora”, comemorou Winicius.
Atléticas em ascensão

As Associações Atléticas Acadêmicas são voltadas para a integração dos estudantes em diversas modalidades esportivas e funcionam como uma microempresa, com CNPJ, Estatuto, Ata de Fundação e modalidades que participam de campeonatos regionais e nacionais. Ao todo, a UCB possui sete Atléticas compostas pelos cursos de Odontologia (Barracuda), Direito (Magistrada), Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária e Arquitetura e Urbanismo (Matilhaça), Educação Física (Olympus), Medicina (Pirraça), Enfermagem e Fisioterapia (Supremacia) e Nutrição (Predadora).

Publicado por Tiago Mendes