jan
Cátedra Unesco

UCB na Mídia: Prof. P. Geraldo Caliman divulga papel da Cátedra

O coordenador da Cátedra da Universidade Católica de Brasília, Professor Padre Geraldo Caliman, participou da reportagem “Atuação social e fonte de inovação” da Revista do Ensino Superior.

O coordenador falou sobre a atuação da Cátedra, desde sua fundação, em 2007, e destacou o objetivo de estabelecer  um centro de excelência na geração de conhecimentos sobre juventude, em perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar, associando o ensino de graduação, pós-graduação, a pesquisa e a extensão.

Leia a reportagem na íntegra

Cátedra UNESCO

Cátedra é um conceito utilizado nas Universidades para defender o Núcleo de Estudos voltados para um tema específico. A Cátedra Unesco é um programa que promove a cooperação e partilha interuniversitária internacional, a fim de reforçar as capacidades institucionais através da socialização do conhecimento e do trabalho de forma colaborativa.

No Brasil, existe 21 Cátedras Unesco e uma delas é dentro da Universidade Católica de Brasília.  A Cátedra da UCB é focada nos temas: juventude, educação e sociedade. Uma rede de parceiros locais, nacionais e internacionais que investigam sobre juventudes, violência escolar, educação social, direitos humanos, inclusão social e redes sociais.

Na UCB, a Cátedra foi criada em 2007, foi reconhecida e inaugurada pela UNESCO em 2008, contribuindo com o desenvolvimento da Educação atuando na Pesquisa, Ensino e Extensão

Publicado por Lorenna Kuroda