dez

Alfabetização Cidadã forma 143 participantes

Aconteceu, na noite do dia 9 de dezembro, a formatura da turma de 2022 do Projeto Alfabetização Cidadã. A Universidade Católica de Brasília recebeu os 143 formandos no Auditório Central para a entrega dos diplomas.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Distrito Federal ocupa o 4º lugar entre as unidades federativas com menor índice de analfabetismo. Mas os números ainda são altos, cerca de 2,8% da população total de 15 anos ou mais, são analfabetas. A secretária executiva da instituição parceira Movimento de Educação de Base (MEB), Irmã Delci Franzen, esteve presente na cerimônia e falou sobre a importância política da erradicação do analfabetismo. “Aqui no DF, nós, infelizmente, ainda temos um número altíssimo de analfabetos e vocês mudaram esse índice. O que estamos fazendo aqui é um grande ato político de consciência cidadã e de transformação do mundo”, afirmou ela aos participantes.

Durante a noite, a reitora interina da UCB, Professora Mestre Adriana Pelizzari, ressaltou a importância do projeto. “Acredito que esse seja o evento mais importante do ano. Para nós, é uma satisfação enorme realizá-lo. É o nosso dever, a nossa missão, transmitir o conhecimento, evangelizar e dividir os valores”. Pelizzari ainda desejou sucesso aos participantes e disse que espera que eles deem continuidade aos estudos.

Silvia Keli de Barros Alcanfor, coordenadora de Pesquisa e Extensão da UCB, falou sobre sua participação. “Quando conheci o projeto, embora eu já tenha participado de várias outras formaturas, dos meus estudantes, alguns mestrandos e outros tantos, foi uma das maiores emoções que eu já vivi na minha vida acadêmica”, disse ela. Professora Silvia, destacou ainda, a dedicação dos participantes e desejou que esta etapa seja só o início da trajetória nesse mundo aberto pela educação.

Em um dos momentos mais emocionantes da noite, Eunice Bastos, 66 anos, representado os educandos contou sua história.  Casada há 48 anos, ela e o esposo conseguiram formar os dois filhos em medicina. Um dos filhos, sabendo do sonho da mãe, a matriculou no projeto. Ao final de seu discurso, Eunice leu um texto de agradecimento ao Projeto Alfabetização Cidadã.

As aulas do Alfabetização Cidadã ocorreram três vezes na semana, durante nove meses, nos seguintes locais: Vicente Pires, Estrutural, Samambaia, Sol Nascente, Santa Maria e Ceilândia. O projeto de 2022 contou com o apoio da Araújo Neto Consultoria Previdenciária, do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia – CEPAFRE, do Movimento de Educação de Base – MEB, da Casa da Amizade de Taguatinga, além dos Rotarys Clubs de Ceilândia, Taguatinga, Taguatinga Norte, Brasília Pioneiro, Brasília Centenário, gama e Fundação Rotariano de Brasília.

Alfabetização Cidadã

A Alfabetização Cidadã é um projeto social de caráter filantrópico, sob a coordenação do professor José Ivaldo e a professora Vanildes Gonçalves. O objetivo do projeto é atender pessoas com idade acima de dezoito anos não alfabetizadas, em situação de vulnerabilidade social, desamparo, carências de diversas instâncias e, portanto, sem incentivo para iniciar e dar continuidade à vida acadêmica.

A Universidade, em parceria com os Rotary Clubes e Casas da Amizade, subsidia a iniciativa com uma bolsa para os pedagogos participantes, devido aos serviços prestados. O método utilizado é o método de Alfabetização Paulo Freire. O projeto já existe há 30 anos e atendeu milhares de pessoas do Distrito Federal.

Alfabetização Digital

Também, na última semana, a turma de 2022 do projeto Alfabetização Digital foi finalizada e os 44 participantes que concluíram o curso receberam os diplomas. Foram cinco turmas, sendo quatro em Taguatinga e uma em Ceilândia. O projeto de extensão tem como objetivo, proporcionar a inclusão digital de pessoas jovens, adultas e idosas, das classes populares, sejam elas: participantes dos projetos de extensão da UCB, alunos e alunas do PRIL, colaboradores dos setores administrativos da UCB, comunidade externa.

Podem participar do curso, pessoas acima de 18 anos, jovens, adultas e idosas, colaboradores administrativos da UCB, estudante do Programa de Incentivo à Licenciatura (PRIL) ou participantes de algum projeto de extensão da UCB.

Segundo a coordenadora do projeto, Professora Vanildes Gonçalves, em 2023, o projeto terá continuidade, novas turmas serão formadas, tanto no campus de Taguatinga, como no de Ceilândia.

Publicado por Lorenna Kuroda