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Com foco na internacionalização, o convênio de Cooperação Técnica, firmado entre a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e a Universidade Católica de Brasília (UCB), fez a entrega de Planos de Marketing Internacional (PMI), ao integrar empresas locais interessadas na exportação e estudantes universitários. Grupo de estudantes do 7º semestre da disciplina de Marketing Internacional, do curso de Relações Internacionais (RI) da UCB, acompanhou os processos com a colaboração da professora do curso Camilla Sara Cunha.
Confira abaixo a matéria na íntegra, publicada no portal do Sistema Fibra.
CIN-DF e UCB entregam Planos de Marketing Internacional
O Centro Internacional de Negócios do Distrito Federal (CIN-DF) realizou, nesta semana, a entrega dos Planos de Marketing Internacional (PMI) aos empresários que participaram do segundo ciclo de atividades do Convênio de Cooperação Técnica, firmado entre a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e a Universidade Católica de Brasília (UCB). A principal iniciativa desta parceria consiste no trabalho integrado entre empresas locais interessadas na exportação e estudantes universitários, que se propõem a elaborar planos estratégicos voltados para a internacionalização.
Nesta edição, foram selecionadas quatro empresas do Distrito Federal, sendo duas do setor de calçados, uma do segmento da alimentação e uma da área de tecnologia da informação. Cada uma delas contou com a ajuda de um grupo de estudantes do 7º semestre da disciplina de Marketing Internacional, do curso de Relações Internacionais da UCB.
Durante seis meses, os empresários compartilharam informações e experiências com os alunos, a fim de construir os dados necessários para traçar o perfil de mercadológico de cada produto. Todo o processo foi acompanhado pela gerente do CIN-DF, Viviane Brunelly, e pela professora da UCB, Camila Cunha, que destacou o objetivo do projeto ao possibilitar aos estudantes lidar com situações, dados e cenários reais de exportação: “Esta parceria permite que os alunos conheçam a potencialidade da internacionalização, lidando com todas as variáveis existentes no mercado e trabalhando com foco em solucionar possíveis problemas que a empresa venha a ter”.
Uma das empresas atendidas foi a marca Beni, especializada em produção de pão de queijo. O diretor comercial da instituição, Uemerson Noberto acompanhou a apresentação do PMI e ficou satisfeito e motivado a seguir com os planos de exportação. “A apresentação do plano sanou muitas dúvidas que eu tinha no que se refere aos processos de exportação. O grupo apresentou de forma simples, objetiva e direta, entrando em detalhe nos fatores importantes. Foi uma consultoria e, agora, sinto que tenho o que realmente preciso para começar este processo que é a internacionalização”, afirmou Noberto.
O PMI da Beni alimentos foi elaborado pelo trio de estudantes: Clarissa Cipriano, Henrique Torquato e Victor Milhomem. Para a aluna, pesquisar mercados e buscar alternativas trouxe um grande aprendizado que, certamente, será utilizado por toda a carreira. “Nós já havíamos feito um trabalho simulando a realidade de uma empresa. Mas, ao trabalhar com dados verídicos, nós percebemos que existem limitações e é aí que surge o maior ensinamento, que é, exatamente, lidar com os problemas e buscar soluções”, disse.
Segundo a gerente do CIN, Viviane Brunelly, a ação abre possibilidades tanto para os estudantes quanto para a empresa, que recebe um plano personalizado, composto pelo cenário completo do mercado importador. “Começar a pensar na exportação com um estudo que pensa nas particularidades da empresa é muito positivo. A ideia é que este trabalho seja o primeiro passo para a exportação e, a partir disso, o empresário possa complementar e adaptar as informações a realidade da empresa. O objetivo é que este estudo auxilie na tomada de decisão do empresário”.
O primeiro ciclo do projeto foi realizado no início de 2016 e, para o próximo ano, a expectativa é de que as ações continuem sendo desenvolvidas. Para mais informações sobre o Centro Internacional de Negócios do DF, entre em contato pelo telefone (61) 3362-6122 ou pelo e-mail cin@sistemafibra.org.br.
Por Aline Porcina
Foto: Moacir Evangelista
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema Fibra