ago
Acadêmico

Inauguração do Educa.Conecta contou com apoio da UCB e parceiros

A UCB, junto com a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF e XR12 Gestão de Projetos, deram início ao projeto que beneficiará quase 700 alunos, na área administrativa do Fercal.

A Universidade Católica de Brasília (UCB), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e a XR12 Gestão de Projetos entregaram, na última terça-feira (02), o projeto Educa.Conecta no Centro de Ensino Fundamental (CEF) Queima Lençol, da Fercal. A iniciativa foi coordenada pelo professor do Mestrado em Políticas Públicas da UCB, Carlos E. Carrasco Gutierrez, com o intuito de trazer internet e inclusão digital para as instituições rurais do DF.

“Não é apenas colocar um laboratório e computadores, mas, sobretudo, trazer um acompanhamento de impacto para a sociedade”, disse o coordenador durante o evento de inauguração. A diretora do CEF Queima Lençol, Lindonor Maria, acredita que esse projeto é a oportunidade de equiparar todas as unidades de ensino com o direito a tecnologias e conectividade.

Segundo dados do  Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, de 2021 (Cetic- BR), dentre os domicílios entrevistados no país, mais de 6 milhões de moradores não possuem internet devido à falta de disponibilidade em suas regiões.

No caso do CEF Queima Lençol, 638 alunos serão beneficiados com o Educa. Conecta.  A estudante Pietra Magalhães (14) destacou à equipe da Olfato Comunicação, que o Projeto Educa.Conecta precisa se expandir para outras áreas como Sobradinho e o Córrego do Ouro, por exemplo, a fim de garantir o acesso à internet às demais comunidades.  “A gente espera que chegue lá e chegue [Educa.Conecta] em mais escolas […] Que todo mundo consiga, o que a gente conseguiu aqui”, afirmou a estudante Pietra Magalhães.

O evento contou também com as seguintes presenças: a reitora da Universidade, Adriana Pelizzari; o embaixador do Peru no Brasil, Jorge Medina; o gestor de projetos Ronaldo Silva, entre outras autoridades do Governo do Distrito Federal na inauguração do projeto no CEF Queima Lençol.

Por: Olfato Comunicação.

Publicado por Lauana Damacena