nov

Fundador do Jardim Botânico visita Universidade

A arte de planejar e organizar as plantas para aproveitar melhor os espaços coletivos e também projetar pequenas e grandes paisagens não é uma tarefa fácil. É preciso ter um conhecimento aprofundado em botânica e arquitetura. Mas como seria possível armazenar na memória um acervo de milhares de plantas e suas especificidades ambientais, de clima e solo? Para falar sobre o assunto aos estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e de Arquitetura e Urbanismo, o botânico e paisagista Harri Lorenzi, visitou a Universidade Católica de Brasília (UCB) no dia 28 de outubro. Lorenzi é fundador do Jardim Botânico Plantarum, localizado em Nova Odessa (SP), que faz parte da Rede de Jardins Botânicos do Brasil.

Na palestra, Harri Lorenzi falou sobre os princípios do uso paisagístico das plantas para a escolha da planta certa no jardim. “O objetivo é mostrar aos jovens a utilidade do aplicativo Jardim Fácil no auxílio de paisagistas e jardineiros. É preciso conhecer alguns princípios do paisagismo de como escolher a planta tecnicamente certa e não esteticamente certa, já que isso depende da habilidade artística pessoal”.

Lorenzi, que escreve há quase 40 anos sobre o tema, acredita que é preciso um estudo aprofundado para entender as características de todas as plantas, pois envolve fatores climáticos, ambientais e de solo. “É uma infinidade de fatores, por isso as pessoas sempre usam as mesmas plantas. Paisagistas desenham jardins maravilhosos em função do seu conhecimento, mas, na prática, ao longo do tempo, você percebe que as plantas são inadequadas e rapidamente se deterioram, seja por não se adaptarem ao sol e seu ambiente ser na sombra ou por estarem em solo alcalino enquanto a exigência é pH ácido”.

O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Márcio Nascimento de Oliveira, explica que existe uma parceria com o Jardim Botânico de Brasília (JBB), por meio do diretor Jeanitto Gentilini, para a realização de cursos de extensão para arquitetos e paisagistas. “A ideia é transformar o Horto da UCB num Jardim Botânico dentro da Católica, que será utilizado por todos os cursos. No contexto das disciplinas de paisagismo do curso de arquitetura, já contamos com o apoio do Horto e do Jardim Botânico de Brasília para levar nossos estudantes para fazer pesquisa sobre a utilização de plantas nativas do Cerrado em projetos de paisagismo. É importante porque, com manejo das plantas, saímos da teoria para a prática”.

Para o professor do curso de Ciências Biológicas Luciano Coêlho Milhomens Fonseca a melhor maneira de abordar a temática é com a integração entre os cursos de arquitetura e ciências biológicas, por meio da Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente. “Entre outras coisas, os jardins e as estruturas paisagísticas vão além da arquitetura crua. Neste aspecto, os biólogos têm a capacidade de enxergar as plantas e os contextos diferentes para a botânica. Trouxemos o Harri Lorenzi, que é uma pessoa com vasto conhecimento e contribuição para a botânica e paisagismo no país”.

A parceria entre os cursos de Ciências Biológicas e de Arquitetura e Urbanismo e o Instituto Plantarum planeja, para o próximo ano, a implantação de um Jardim Botânico na UCB, no local onde fica o Horto Botânico, no Câmpus I.

Jardim Fácil, a escolha das plantas certas para o seu jardim

Disponível nas plataformas iOS e Android, o aplicativo contém um acervo da maioria das plantas (2.225 tipos) usadas na composição dos jardins brasileiros, com o objetivo de identificar e escolher as plantas adequadas para a ornamentação de um novo jardim. A escolha correta das espécies para a composição de um jardim é uma tarefa extremamente trabalhosa e o Jardim Fácil serve para identificação de plantas, escolha da planta certa, pesquisa de plantas, fornecimento de plantas com cadastro online. O programa funciona de acordo com as condições do jardim, por isso basta o usuário informar estado e cidade que o aplicativo filtra as demais condições ambientais.

O engenheiro agrônomo brasileiro Harri Lorenzi é autor de dezenas de livros sobre plantas e contribui para divulgação desse conhecimento no Brasil. Para novembro, está previsto o lançamento do aplicativo Jardim Fácil (único Jardim Botânico privado do país), gratuito para download com funções limitadas e possibilidade de extensão para funções avançadas.

Mais informações sobre o app aqui.

Publicado por Tiago Mendes