//
2022
jun
27
Palestra

Assédio sexual:UCB recebe Izabella Borges para discutir temática

Até o momento, perante o código penal, o assédio sexual não é algo explícito. No caso, a advogada ressalta que verbalizar o conceito no dia a dia é essencial.

A Universidade Católica de Brasília (UCB), junto com as empresas juniores Olfato, Matriz e Cajuí dos cursos de Comunicação, organizaram uma palestra com a advogada criminalista Izabella Borges,  na última semana quinzena de junho, no auditório central da Universidade. No encontro foram abordados a experiência da advogada, o código penal e a estrutura patriarcal no país em relação ao assédio sexual contra a mulher no ambiente de trabalho e na universidade.

Segundo Izabella Borges, o assédio sexual vai além da ação prática em si, ou seja, parte também de palavras. “Quem acha que quando o chefe te chama de bonita é normal? Apesar de ser naturalizado, é uma prática de assédio […]. Comentários sobre a roupa e corpo podem ser assédio?”, indagou a advogada durante a palestra com os estudantes. A advogada reforça que, em casos como esses, deve-se procurar o suporte de um profissional ou, se for dentro da instituição, saber quais os canais disponíveis para denúncias.

Até o momento, perante o código penal, o assédio sexual não é algo explícito. No caso, a advogada  ressalta que verbalizar o conceito no dia a dia é essencial. 

“A maior dificuldade é ter um direito pensado por homens para homens, mas direcionado para a mulher […]. O homem não sabe o que é ser mulher. Nós somos o tempo todo erotizadas […]. É preciso mudar esse paradigma para que o direito consiga atuar em sua plenitude”, disse aos alunos.

O evento contou com uma mesa redonda de perguntas e respostas com os estudantes do campus. Foram levantadas questões sobre  o consentimento e cultura do estupro no Brasil. De acordo com a advogada, o silêncio não é consentimento. “Consentimento é uma manifestação inequívoca, livre e consciente”, afirmou ao público.

A palestra foi mediada pela professora Clarissa Motter e contou com o apoio dos professores Leandro Bessa, Kelly Quirino e Vânia Balbino de Souza.

Por Agência de Comunicação e Jornalismo Olfato 

Publicado por Lauana Damacena

Notícias Recentes

21 abril 2025
Nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
16 abril 2025
Estudantes fazem visita técnica ao Outlet Premium Brasília
16 abril 2025
UCB recebe representantes da Embaixada do Uruguai
Skip to content