//
2022
jun
27
Lançamento de Livro

Docente UCB lança livro sobre Televisão na convergência digital

Na próxima terça-feira, dia 28 de junho, o professor e pesquisador em comunicação e Economia Criativa, Alexandre Schirmer Kieling, lançará o livro Televisão na Convergência Digital: A disputa das telas pela interatividade e atenção do público. O evento acontecerá a partir das 19h, na comunidade criativa Infinu, localizada na 506 Sul. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Publicada pela editora Appris, a obra observa as reconfigurações do conteúdo televisivo e suas lógicas de produção, circulação e consumo. Kieling resgata a pesquisa de doutorado que fez 2009, realizada na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em Porto Alegre/RS, quando analisou as experiências interativas do programa “Fantástico”, da TV Globo.

“A digitalização dos sistemas de mediação comunicacional, pelos meios tecnológicos, tem exigido um esforço de compreensão das rupturas e das acomodações nos processos e nos sistemas de produção, circulação e consumo”, destaca o especialista.

 

Percurso digital

Além de rever conceitos que sustentam o percurso teórico, Kieling indica detalhamento e reflexão sobre conceitos de interatividade, com descrição do estado da arte dela na televisão, com a digitalização dos sistemas de produção e difusão, tendo em vista a perspectiva da convergência de mídias, entre diversas abordagens.

Clique aqui para ter acesso ao livro, ele pode ser adquirido no evento de lançamento. A partir de julho, a obra estará em várias livrarias do Distrito Federal.

 

Sobre o autor

Pesquisador em comunicação e Economia Criativa, Alexandre Schirmer Kieling é professor do Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa e da Graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB). Coordena a Pós-Graduação Lato Sensu Narrativa Transmídia da mesma instituição. Tem experiência em produção e gestão de realização audiovisual, especialmente em televisão. Também é coordenador da pesquisa em andamento “Panorama da Economia Criativa do Distrito Federal”, da UCB.

Pós-doutor (2020) pela Universidade de Brasília (UnB); doutor (2009) e mestre (2004) em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), com especialização em cinema e TV (2000), também pela Unisinos. Desenvolveu uma pesquisa sobre interatividade na TV, tendo feito estágio doutoral na Sorbonne Nouvelle Paris 3, na França, sob a orientação de François Jost.

Publicado por Lauana Damacena

Notícias Recentes

21 abril 2025
Nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
16 abril 2025
Estudantes fazem visita técnica ao Outlet Premium Brasília
16 abril 2025
UCB recebe representantes da Embaixada do Uruguai
Skip to content