Docente UCB é convidada para visita à universidade estrangeira

A prof.ª. Dra. Marta Helena de Freitas, do programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da UCB, foi convidada pela University of Wales Trinity Saint David (UWTSD) para realizar uma visita Técnica no Centro de Pesquisa de Experiência Religiosa (Religious Experience Research Centre – RERC), localizado em Lampeter, País de Gales, Reino Unido. O centro foi originalmente fundado na Universidade de Oxford, na Inglaterra, pelo renomado pesquisado Alister Hardy, e, mais tarde, transferido para o País de Gales.  A professora está na UWTSD desde o início de maio e ficará até a segunda quinzena de julho.

A pesquisadora Marta Helena trabalha há 34 anos na UCB, já passou por diversas áreas, realizando atividades de ensino, pesquisa e extensão. Foi fundadora do Curso de Psicologia aqui da UCB e sua primeira coordenadora, tendo também atuado na coordenação do mestrado e doutorado em Psicologia por oito anos. Atualmente está como docente do programa.

Ela possui três pós-doutorados em psicologia da religião e psicologia intercultural, sendo um pela própria UWTSD, outro pela Universidade do Porto, Portugal e ainda outro pela University of Kent at Canterbury, Inglaterra, Reino Unido. Ao longo dos últimos doze anos, tem fortalecido sua rede de contatos no Reino Unido. Em 2019, a UCB foi contemplada com uma série de bolsas pela FAPDF e ela foi uma das contempladas a usar a bolsa para o pós-doutoramento na UWTS. Durante a pandemia, ficou impedida de retornar para o Brasil, mas deu continuidade à sua pesquisa, fortalecendo os vínculos com pesquisadores, especialmente com a coordenadora-diretora do RERC, Profa. Dra. Bettina Schmidt, a responsável por convidá-la para retornar à Universidade por ocasião do bicentenário da UWTSD, universidade mais antiga do País de Gales.

De fato, neste ano de 2022, a UWTSD completa 200 anos e preparou uma programação com diversos eventos acadêmico-científicos que favorecem o encontro com pesquisadores, razão pela qual a prof.ª. Dra. Marta Helena foi convidada para retornar como professora pesquisadora visitante e participar de diversos eventos, inclusive ministrando palestras em alguns deles.

Confira abaixo algumas das atividades que ela realizará ao longo da visita:

• Colaboração na edição de um número especial do Journal for the Study of Religious Experience, incluindo trabalho de pesquisadores brasileiros em Psicologia da Religião e da Espiritualidade e suas relações com a saúde, em perspectiva intercultural.
  • Encontros de pesquisa para integrar projetos em andamento, em perspectiva interdisciplinar e intercultural, dentre eles: “Religiosidade e espiritualidade na psicoterapia: um estudo intercultural a partir da percepção de psicólogos clínicos”; “Spiritual Experience and COVID19”; e “Religiosidade e Saúde Mental em Tempos de Pandemia – Percepção de Psicoterapeutas (RESMPAN)”
  • Participação na Conferência Anual promovida pelo RERC, proferindo palestra intitulada “Brazilian psychotherapists’ narratives about mystical experiences in clinical contexts”. Vide programação completa aqui.
  • Reuniões com membros do British Psychological Society, com vistas à ampliação de parcerias e realização de pesquisas que envolvem entrevistas com psicoterapeutas britânicos.
  • Participação em seminários realizados pelo Departamento de Psicologia da UWTSD, abordando o tema da religiosidade, espiritualidade e saúde mental.
  • Realização de entrevistas com psicólogos psicoterapeutas britânicos acerca do modo como a religiosidade e a espiritualidade se apresenta em contextos de atendimentos clínicos e o modo com lidam com esse binômio em sua prática profissional.

O convite que a pesquisadora recebeu é de extrema relevância para a UCB, porque além do prestígio, representa o reconhecimento, junto às agências de fomentos, dos trabalhos de pesquisas desenvolvidos e apoiados pela instituição. Há, ainda, a previsão de um projeto de pesquisa conjunto com a profa. Dra. Bettina Schmidt a ser submetido à John Templeton Foundation, com intuito de captar recursos para intercâmbios de alunos e professores entre o RERC e o Laboratório de Religião, Saúde Mental e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCB.

Professora Marta Helena com a profa. Dra. Bettina Schmidt

A professora Marta Helena ressalta que o fato de “em 2019 a UCB ter sido contemplada com bolsas da FAPDF foi um reconhecimento do investimento que a universidade tem feito na realização das pesquisas e, ao mesmo tempo, também um reconhecimento, por parte daquela agência, da qualidade do trabalho que nós, professores, realizamos aqui”.

Confira alguns dos trabalhados publicados pela pesquisadora como decorrência de sua experiência no RERC:

• Capítulo publicado em livro intitulado “Spirituality and Well Being: Interdisciplinary Approaches to the Study of Religious Experience and Health”, organizado por Bettina E. Schmidt e Jeff Leonardi e cujo resumo pode ser acessado aqui.
  • Artigo publicado em revista científica nacional sobre as contribuições de Alister Hardy, fundador do RERC, o qual pode ser acessado integralmente aqui.
  • Coautoria em artigo publicado em revista científica internacional sobre as contribuições de Alister Hardy fundador do RERC. Acesso ao artigo na íntegra aqui.

Sobre o RERC

O Religious Experience Research Centre (RERC), sediado atualmente na University of Wales Trinity Saint David (UWTSD), promove, desde longa data, pesquisas e estudos interdisciplinares sobre experiências humanas denominadas de religiosas ou espirituais, bem como sobre outras experiências a estas relacionadas. Possui larga tradição acadêmica na parceria com instituições renomadas em todo o mundo, em cursos de pós-graduação e na divulgação dos resultados desses estudos por meio de constantes publicações e eventos.

Publicado por Lauana Damacena