//
2016
ago
22
Geral

Curso de Biomedicina celebra 10 anos

Em comemoração aos 10 anos do curso de Biomedicina da Universidade Católica de Brasília (UCB) e aos 50 anos do curso no Brasil, foi realizado no dia 18 de agosto, a tradicional Aula Magna do curso, com a presença da Biomédica Perita Criminal do Instituto de Criminalística da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Dra. Fabíola Valle de Paula.

Com auditório lotado de estudantes e professores, a especialista falou sobre a área de atuação do Biomédico dentro do setor de perícia criminal. “O profissional de Biomedicina que atua nessa área estuda muito a parte laboratorial criminalística, que é onde são feitas as análises de produtos químicos de material biológico humano e outros aspectos”, explica.

Perita criminal há sete anos, Fabíola explica que apesar de não existir o cargo de Biomédico dentro do Instituto de Criminalística da Polícia Civil do DF, há um constante trabalho para que a área seja inserida dentro da lei que autoriza o concurso público de perito criminal. Ela ainda complementa que atualmente apenas duas pessoas são formadas em biomedicina na PCDF, “a maioria dos colegas que estão no laboratório são biólogos, farmacêuticos ou químicos”.

Para o coordenador do curso de Biomedicina da UCB, Douglas Araújo, é fundamental trazer profissionais de diversas áreas para mostrar aos estudantes o que eles irão encontrar no mercado de trabalho. “Fizemos o convite a Dra. Fabíola justamente pela experiência que ela tem na área, por ser mais uma opção de atuação do biomédico. Nós tentamos sempre trazer profissionais de diferentes áreas para mostrar aos estudantes as experiências que eles poderão ter ao finalizar a graduação”.

A estudante do 8º semestre, Barbara Nascimento, conta que ingressou no curso de Biomedicina pensando em trabalhar com perícia criminal. “Eu sempre me interessei bastante por essa parte de análises laboratoriais e quando soube que existe dentro da Polícia Civil uma área específica que trabalha com isso, logo me interessei”, afirma Bárbara.

 

Publicado por Tiago Mendes
Skip to content