Pastoralidade lança publicação dos 50 relatos dos estudantes

Na manhã da última sexta-feira (06), aconteceu evento de Publicação dos 50 relatos dos estudantes sobre a disciplina “Relação: Princípios e Valores, do projeto Propósito de Vida. A iniciativa faz parte das comemorações do Jubileu da União Brasileira de Educação Católica – UBEC, mantenedora da UCB.

O coordenador da Pastoralidade, Pe. Enrique Souto destacou que no ano passado foi realizada uma roda de conversa sobre o tema educação com os gestores. De acordo com o professor Luiz Cláudio, “a ideia dos 50 relatos não foi só para comemorar os 50 anos da UBEC, mas comemorar esse trabalho, que é importante e está dando sequência ao projeto Propósito de Vida”.

O reitor prof. Dr. Ricardo Pereira Calegari disse está contente com os relatos dos estudantes pois demostra que o projeto alcançou o objetivo. “Estamos no caminho de construção desse propósito de vida que são 3 disciplinas e essa é uma delas. Essa primeira disciplina, onde nós pedimos os relatos para os alunos, já demonstra que estamos no caminho de atingir a ideia e o objetivo do propósito desse programa” destacou o reitor.

O projeto foi elaborado com muito carinho, para que de fato fosse um diferencial da Universidade. De acordo com a pró-reitora, prof.ª Me. Adriana Pelizzari. “Os professores foram escolhidos a dedo porque é uma disciplina que precisa ter profissionais com perfil diferente, e que tenha vivência. Com certeza isso é um diferencial de mercado, pois são poucas as instituições que estão pensando nesse lado humano”,”. Ela ainda completou que o projeto terá a terceira disciplina que é a extensão, aonde os alunos vão para a prática e vão colocar todo esse conhecimento na sociedade.

No evento também estavam presentes alguns dos estudantes que realizaram essa disciplina, como a Ana Carolina, do curso de Medicina.
Na ocasião, ela relatou que a disciplina foi uma grande surpresa, pois estudou muito para ingressar na Universidade e entrou muito focada no curso.

A professora Beatriz Brandão disse que a disciplina ajudou a refletir sobre a questão do “ser professor”, os depoimentos trazidos eram complexos fazendo com que eles modificassem a forma de ensinar e de como passar o conteúdo. “Muitos relatos acabaram tocando os professores de modo que a gente sempre tinha que trazer para o nosso núcleo discussões, abrir debates, apontar ações necessárias para auxiliar os estudantes”, relatou a professora.

Acesse a versão eletrônica dos relatos.

Clique aqui e confira o evento na íntegra

Publicado por Lauana Damacena