Solenidade marca abertura do Projeto Alfabetização Cidadã

Na última sexta-feira (8), aconteceu na UCB o evento de solenidade de abertura do Projeto Alfabetização Cidadã.

A Alfabetização Cidadã é um projeto social de caráter filantrópico, que atende pessoas com idade acima de dezoito anos que não são alfabetizadas. Pessoas que possuem vulnerabilidade social, desamparo, carências de diversas instâncias e, portanto, não possuem apoio nem incentivo para iniciar e dar continuidade à vida acadêmica.

A Universidade, em parceria com os Rotary Clubes e Casas da Amizade, subsidia a iniciativa com uma bolsa para os pedagogos participantes, por conta dos serviços prestados. O método utilizado é o método de Alfabetização Paulo Freire, contamos ainda com a parceria do movimento de educação de base e com o Centro de Educação Paulo Freire (CEPAFRE).

Para o presidente da Rotary, Saulo Campos Branquinho, “O Rotary e a Casa da Amizade tem o objetivo de se unir a UCB, porque para eles é um privilégio apoiar esse projeto”.

O reitor da Universidade Católica de Brasília, prof. Dr. Ricardo Pereira Calegari, falou da importância do apoio que as organizações dão para o andamento do projeto de extensão.

O projeto já existe há 30 anos e atendeu milhares de pessoas do Distrito Federal. “A extensão aqui na universidade é muito forte, esse projeto é muito importante para nós enquanto instituição”, disse a prof.ª. Me. Adriana Pelizzari.

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE de 2019, aqui no Distrito Federal a taxa de analfabetismo para homens com mais de 18 anos era de 2,6%, já entre as mulheres, a taxa era de 3%. Atualmente, temos mais de 2 mil analfabetos no DF. Para este ano, a meta é alfabetizar 150 pessoas por meio do projeto.

Conheça mais do projeto e os alfabetizadores clicando aqui.

Publicado por Lauana Damacena